> > > Bar Raval

Bar Raval

Bar Raval
A madeira – concebida e aplicada com métodos digitais avançados e escavada no espaço com curvas e viradas sinuosas – é o grande diferencial do bar Foto/Imagem:Jonathan Friedman

Madeira em movimento

A intenção dos proprietários do Bar Raval era criar um ambiente que fosse uma ”peça de arte”, que se tornasse parte da cultura de Toronto, no Canadá, de forma duradoura. Para dar vida a esse estabelecimento, a equipe de arquitetos do escritório Partisans trabalhou sob um conceito de design que transformou o antigo espaço comercial em uma ”escultura arquitetônica”.

Design fluido

O projeto de interiores emprega a madeira de mogno delicadamente escavada com curvas e viradas sinuosas no mobiliário e na estrutura, a fim de oferecer aos clientes um design mais orgânico. “Tínhamos a intenção de oferecer às pessoas uma experiência bastante confortável. Queríamos que eles se sentissem praticamente parte da madeira. O espaço ganhou um design fluido, como se fosse um tecido muscular, e homenageia diretamente as tatuagens dos três donos do bar”, contam os arquitetos.

Tecnologia e diferenciais

Para dar forma a esse conceito, a equipe do Partisans desenvolveu um modelo digital altamente detalhado para a concepção de componentes pré-fabricados que se encaixassem perfeitamente na estrutura existente do edifício, exigindo o mínimo de intervenções. “Utilizamos mais de 9 quilômetros de gravuras em 75 painéis de madeira. O Bar Raval nos deu a chance de usar métodos digitais avançados para reinterpretar as alegorias clássicas do Art Nouveau no século 21", destacam.

A partir da estreita relação com os engenheiros responsáveis pela obra, os arquitetos desenvolveram também um projeto de acústica, com sistema de som personalizado.


Escritório

Partisans2 projeto(s)

Local: TO, Canadá
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 93

Tipo de obra:
Bares
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo