> > > Casa LLF

Casa LLF

Casa LLF
O escritório Obra Arquitetos buscou projetar a Casa LLF tal como queriam os moradores: completamente aberta para o exterior e naturalmente inserida no terreno marcado por grande aclive Foto/Imagem:Nelson Kon

Arquitetura oportuna

Um jovem casal apreciador da natureza convidou a equipe do Obra Arquitetos para projetar a Casa LLF, localizada em um condomínio fechado em São José dos Campos (SP). A morada foi construída em um terreno com 2.500 m² e aclive acentuado.

Devido a essa inclinação, o programa ganhou uma distribuição bastante incomum: a piscina e a área social estão na cobertura, e os dormitórios, no pavimento inferior.

Gosto muito da frase do Paulo Mendes da Rocha que diz: a arquitetura não é funcional, mas oportuna. Essa é justamente a minha leitura João Paulo Daolio

“Gosto muito da frase do Paulo Mendes da Rocha que diz: a arquitetura não é funcional, mas oportuna. Essa é justamente a minha leitura – entender bem o lugar, o propósito e os motivos de se propor determinada solução”, conta o arquiteto João Paulo Daolio.

Layout invertido

O projeto arquitetônico se beneficia da inclinação original do terreno: os dormitórios foram inseridos no pavimento inferior, para garantir intimidade aos moradores. Além disso, estabelecem uma intensa relação com o jardim e o lago à frente.

O pavimento superior organiza as áreas de uso coletivo – salas de estar e jantar, cozinha e área gourmet que se estende até a piscina. Além disso, os arquitetos pensaram desde o início em uma praça central para orientar todo o percurso social da casa.

Os fluxos propostos pelo escritório determinaram um projeto com grande conexão do interior com a natureza. “A liberdade de circulação e o não autoritarismo dos espaços são o que essa casa tem de novo”, explica João Paulo.

Iluminação agradável

Devido à transparência dos caixilhos de vidro que limitam os ambientes, durante o dia é possível aproveitar a luz natural que invade todos os espaços da morada.

O projeto luminotécnico foi realizado em parceria com Marcos Castilha, que buscou conferir ao projeto um ponto de equilíbrio, oferecendo conforto e aconchego aos moradores da casa.

O jardim também recebeu um toque especial: as plantas foram iluminadas com spots, orientando o caminho que pode ser percorrido à noite.

Materiais aparentes

De todos os espaços é possível contemplar o belo cenário que cerca a morada Foto: Nelson Kon

A casa foi construída em concreto armado moldado in loco. Os arquitetos exploraram as possibilidades plásticas do elemento, principalmente na laje de cobertura do andar de cima, já que possui um bom desempenho técnico.

Além desses materiais, destacam-se os pilares metálicos, os caixilhos de vidro laminado (que possuem um bom isolamento termoacústico), as madeiras e as pedras goiás (que revestem o pavimento superior).

Abraçada pelo verde

O projeto de paisagismo é de autoria da Patrícia Santana, do escritório Panorama Paisagismo, que contribuiu bastante com a escolha das espécies que estão se desenvolvendo. “Acredito que daqui a alguns anos vamos ter a casa realmente cercada com uma vegetação bem densa”, conta João Paulo.

Sustentabilidade

Para além da beleza, o lago foi construído para servir como reservatório para a irrigação do jardim – com 2.300 m – aproveitando a água de chuva e favorecendo a drenagem do terreno. A piscina tem um aquecimento solar que faz com que a água nos dias frios permaneça agradável.

No projeto, o escritório explorou a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos, mantendo o conforto térmico dentro da residência.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Casa NVD, por Studio Arthur Casas

Residência dos Álamos, por Veridiana Peres Arquitetura e Urbanismo

Casa MM, por Marcelo Faisal e Simone Meirelles Arquitetura e Interiores


Escritório

Obra Arquitetos10 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2019
Área do terreno: 2.500
Área construída: 380

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo