> > > Seehof

Seehof

Seehof
O hotel Seehof é envolvido por uma vasta natureza. Reformado pelo escritório noa* (network of architecture), ganhou ares mais modernos e um programa mais amplo e confortável Foto/Imagem:Alex Filz

Cenário de conto de fadas

O hotel Seehof está localizado num planalto perto da charmosa aldeia Natz-Schabs, na cidade de Bressanone (Itália). Com cenário de contos de fadas, é envolvido por uma vibrante natureza e pelo pequeno lago natural Flötscher Weiher – muito famoso na região italiana.

Ao longo do tempo, o empreendimento foi passando por algumas reformas e, com isso, perdendo seus traços arquitetônicos. Foi então que, em 2017, os herdeiros do imóvel convidaram o escritório noa* (network of architecture) para uma repaginação completa.

A reforma trouxe ao hotel Seehof ares mais modernos e um programa mais amplo e confortável: 16 novas suítes, piscina mais ampla e área de bem-estar e spa – conectada com o lago. Essas novas áreas correspondem ao novo conceito de design e gestão, destacando a natureza e o espaço de lazer.

Fachada de madeira

A localização do hotel em meio às montanhas sugere um caráter mais alpino, com um sutil toque mediterrâneo. O edifício principal é a reminiscência de uma residência do campo, marcado por espaços abertos e integrados que intensificam a conexão especial com o entorno. O piso desse setor recebeu um tom marrom, que lembra a cor de terra, para combinar com a estrutura horizontal da fachada, que é madeira clara, trazendo uma beleza rústica e natural ao espaço.

“A fachada de madeira e a superfície áspera incorporam o volume aos materiais regionais. A comunicação com o lago Flötscher Weiher é um cenário deliberante”, comenta o arquiteto Stefan Rier.

Bem-estar e spa

Foto: Alex Filz

A área de bem-estar e spa, a piscina e a sauna foram entrelaçadas num mesmo setor no hotel. Para que tivessem um contato direto com a paisagem, durante todas as estações do ano e horários do dia, foram dispostos janelões e pérgolas para envolver os espaços, trazendo também o verde da natureza para dentro dos ambientes.

De acordo com o arquiteto, as vistas direcionadas das áreas internas para os terrenos circundantes, bem como para os espaços abertos – chamados de pátios –, transmitem de forma concisa a sensação de estar num grande parque.

As edificações que recebem os dormitórios dos hóspedes foram inseridas ao redor do lago, criando uma combinação da arquitetura com o ambiente.

Projeto de interiores

No projeto de interiores, o escritório usou a história local para decorar o hotel. “Em 1958, Jakob Auer, avô do atual dono, fundou um consórcio de melhoramento de solos no planalto da vila, para que o tradicional cultivo de macieiras fosse intensificado. Os canos de água, muito utilizados na época, se tornaram uma inspiração para o design que usamos nos interiores”, revela Rier.

Tubos de cobre, que podem ser vistos pelos edifícios, foram usados de forma aparente, como nos dormitórios, em lâmpadas, em pequenas mesas, nos acessórios de banheiro e até ganchos de guarda-roupa. Na área de recepção do spa, esses tubos formam uma vista extraordinária da parede e do teto, como se fosse uma obra de arte.

Madeira, linho, pedra, móveis trançados e acessórios em combinação com cores brilhantes e discretas também correspondem ao conceito natural do novo Seehof.

Escritório

noa* (network of architecture)8 projeto(s)

Local: BO, Itália
Conclusão da obra: 2017

Tipo de obra:
Hotéis
Tipologia:
Lazer e Turismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo