A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina, completou 150 anos de história. Em comemoração, contratou o escritório mw.arq I moema wertheimer para desenvolver dois novos projetos para a empresa, um em São Paulo e outro em Campinas, a 100 km da capital.
A unidade paulistana, instalada em um edifício na Avenida Faria Lima, deveria acomodar o núcleo administrativo. De acordo com os arquitetos, futuro, inovação e sustentabilidade foram os pilares que embasaram o processo de criação desta sede. Além disso, apesar do olhar voltado para o amanhã, era imprescindível contar a história da companhia e seu longo percurso desde sua criação, em 1872.
Como em muitos projetos do segmento corporativo, um dos desafios encontrados pelos profissionais do Moema Wertheimer foi traduzir a cultura da companhia através da arquitetura. Além disso, o projeto deveria simbolizar um reposicionamento da organização frente ao mercado – motivo pelo qual a nova unidade ficou conhecida, entre os colaboradores, como ‘Renova’.
Já na sala de acesso à Comgás é possível notar a magnitude do projeto. De um lado, o grande letreiro em branco é destaque sobre uma parede circular, onde se acomoda uma vegetação natural. No teto, o símbolo da companhia, em verde, chama a atenção. Na parede oposta ao letreiro, um painel com tons de azul descreve as principais conquistas da empresa ao longo deste um século e meio de existência.
Ao fundo, visitantes e colaboradores se deparam com uma vista imponente da metrópole e podem se acomodar em charmosas poltronas verdes. O design biofílico é uma das marcas do projeto de interiores, como forma de criar ambientes saudáveis, estimular a criatividade, motivar as pessoas e reduzir o estresse.
A influência do contexto urbano (onde a companhia atua majoritariamente) também se faz bastante presente, podendo ser percebida nos grafites, lambe-lambe usado nas paredes e nas cores pulsantes e alegres. Na paleta de cores, destaque para tons de azul, verde, amarelo e laranja.
Além das poltronas, o azul está presente em algumas paredes e no forro de celulose, com a premissa de melhorar o desempenho acústico e referenciar o céu de um ambiente aberto. Também marcaram presença nos acabamentos os pisos em carpete que lembram paralelepípedos, paredes com tijolos brancos, referenciando as construções históricas do gasômetro, e o vidro, que cria maior proximidade com a cidade e favorece a entrada de iluminação natural.
Para ajudar a contar a história dos 150 anos da Comgás, o layout foi desenvolvido a partir de “praças” da cidade do amanhã. As circulações que levam às diferentes salas e ambientes são como “avenidas” que unem as praças colaborativas maiores com diversos usos. Ao longo das avenidas também ficam posicionados os diversos usos do escritório, como as zonas de foco, staff e salas de reuniões, umas mais privativas e outras com maior transparência.
Em decorrência da preocupação com o futuro e de uma construção sustentável, o novo polo alcançou a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, ou em português, Liderança em Energia e Design Ambiental) Gold. O uso de iluminação natural democrática e acessível para todos os colaboradores foi um dos critérios para obtenção da certificação.
Escritório
Termos mais buscados