> > > Casa JK

Casa JK

Casa JK
Em Pato Branco, no interior paranaense, uma estrutura de concreto recebe o nome de Casa JK. Norteados pela ideia minimalista, os arquitetos do escritório Michel Macedo Arquitetos criaram uma escultura arquitetônica Foto/Imagem:Eduardo Macarios

Estrutura imponente

Localizada em Pato Branco (PR), a Casa JK foi concebida pela equipe do Michel Macedo Arquitetos. Com programa organizado em 378 m², dois aspectos fundamentais ganharam destaque na construção: o desenho estrutural e a natureza, mesclando os elementos com a vista do vale no interior paranaense.

Com a premissa de que a residência se revelasse como uma peça escultural logo no acesso, ela foi inserida como uma grande pedra no meio da paisagem. O chão elevado em um platô único é delimitado por um muro de concreto em uma cota privada em relação à rua. Com o objetivo de diminuir o impacto de aterro, a piscina foi alocada na borda.

O primeiro pavimento foi destinado para a sala de estar, jantar e cozinha, todas integradas entre si. E também conta com a área de serviço e o lavabo. Uma porta camarão multifolhas branca separa a área gourmet dos espaços de convivência, e uma porta deslizante de vidro se abre para o extenso deck de madeira e a piscina, que complementam a belíssima vista.

Já o segundo pavimento aloca a sala íntima de TV, duas suítes e duas demi-suítes – onde um banheiro atende a dois quartos.

A área de convivência é totalmente integrada com a área de lazer e a paisagem Foto: Eduardo Macarios

Materiais locais

Norteado pelo conceito de arquitetura minimalista e brutalista, o programa conta com traços regionais que potencializam o local onde está inserido. Fazendo uso da tecnologia de concreto protendido, duas grandes lajes em concreto aparente, com vãos e balanços, foram sobrepostas.

Além de explorar a técnica, a disposição da estrutura resulta na projeção de sombra na maior parte do terreno de 595 m². Os dois pilares-paredes, em paralelo com a fachada, funcionam como fechamentos laterais que direcionam o olhar para a paisagem.

Os elementos que compõem o interior da casa foram escolhidos para manter a linguagem minimalista. Para isso, poucos móveis fixos foram utilizados, o que ofereceu flexibilidade para o projeto. Tendo o concreto como material predominante, os outros – alvenaria, vidro e brises de madeira – foram selecionados devido ao fácil acesso na região.


Escritório

Michel Macedo Arquitetos4 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Início do projeto: 2017
Conclusão da obra: 2018
Área do terreno: 595
Área construída: 378

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo