> > > Residência Araucária

Residência Araucária

Residência Araucária
Pronta para enfrentar as mais fortes intempéries da natureza, a Residência Araucária está munida de estrutura de aço, fundação de concreto e isolantes térmicos em pisos, paredes e telhados Foto/Imagem:Chan

Clima serrano

A economia acontece porque a quantidade de material enviada para a obra é exatamente a necessária – nem mais nem menos, evitando desperdícios Marcos Deretti Lopes

Vencer o frio de uma região serrana situada a, aproximadamente, 1,8 mil metros do nível do mar – cuja temperatura pode atingir 17 graus negativos –, era um dos desafios enfrentados pela equipe do escritório de arquitetura Metroquadrado® ao projetar a Residência Araucária. Essa fazenda localizada na cidade de Urubici, em Santa Catarina, era conhecida pelas famosas nevadas na estação fria. No entorno, entretanto, há uma irresistível paisagem de araucária formada pelos vales ao norte do lote.

Os arquitetos e autores do projeto – Marcos Deretti Lopes, Miguel Cañas Martins e Luís Eduardo Thiago –, contam que a bela vista influenciou o partido desde o início. "Para aproveitar ao máximo o entorno, projetamos uma casa/pavilhão voltada para o lazer encaixada na topografia com total respeito, mantendo uma araucária presente no descampado do terreno".

Para resolver a questão das baixas temperaturas, os profissionais recorreram ao uso de isolantes térmicos em pisos, paredes e telhados. Já a solução para o pouco tempo disponível para a obra veio com o sistema construtivo industrializado. Eles adotaram uma estrutura metálica combinada à tecnologia de light steel frame. A obra seca não só reduziu o tempo em 75% como ofereceu baixa geração de resíduos. O concreto está presente apenas nas fundações.

Estrutura metálica e materiais

Residência Araucária - Clima serrano
O Light Steel Frame é durável e reciclável, o que proporciona uma obra mais limpa Foto: Chan

Para vencer os desafios impostos pelo clima os arquitetos montaram uma logística com elaborada operação envolvendo segmentar a estrutura metálica para transportá-la ao topo do morro em fardos de até três toneladas.

O esqueleto de metal também reduziu o tempo total de execução e o custo final, além de possibilitar vãos mais amplos. "A economia acontece porque a quantidade de material enviada para a obra é exatamente a necessária – nem mais nem menos, evitando desperdícios", esclarece Marcos Deretti Lopes. Composta por perfis metálicos em 'W', a estrutura de perfis metálicos em malha de 4 x 4 metros tem paredes em steel frame. Na face externa, a placa cimentícia é aparente. Na interna, o gesso acartonado tem acabamento de pintura acetinado. As esquadrias são de PVC e o piso, de madeira de demolição.

Eficiência térmica e acústica

A generosa planta de 580 metros quadrados é caracterizada por ser mais larga e menos profunda, intercalando áreas ocupadas e vazios inundados pela iluminação natural Miguel Cañas Martins

A construção a seco combina placas de gesso acartonado com o steel frame, uma estrutura de aço galvanizado com fechamentos em placas cimentícias impermeabilizadas. Outra vantagem é o fato de apresentar ótima resistência a incêndio, por causa do revestimento por placas de drywall, reconhecido pela elevada resistência ao fogo.

Estruturado em perfis de aço galvanizado a frio, esse sistema é projetado para suportar as cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas industrializados. Durável e reciclável, o uso do Light Steel Frame proporciona uma obra mais limpa e confortável em seu interior, que se mantém protegido devido ao melhor isolamento acústico e térmico. Já a economia durante a obra acontece porque inexistem desperdícios de material. A quantidade enviada para a obra é exatamente a necessária.

Programa

Distribuído em uma arquitetura moderna, o programa agrupa ambientes sociais no centro da planta, enquanto as dependências íntimas ocupam as laterais servidas de varandas. Nessa face, as aberturas voltam-se para o nível mais baixo e usufruem da privilegiada vista para o vale. Os veículos acessam a residência e estacionam pela face sul, orientada para a mata e onde o terreno se eleva. "A generosa planta de 580 metros quadrados é caracterizada por ser mais larga e menos profunda, intercalando áreas ocupadas e vazios inundados pela iluminação natural", explica Miguel Cañas Martins.

A planta ainda expõe outra faceta: a Residência Araucária encontra-se suspensa no terreno por sua estrutura metálica aparente. A solução é perfeita porque adapta totalmente a construção no lote em desnível, sem a necessidade de cortes ou aterros.

Escritório

Metro Quadrado7 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 87500
Área construída: 580

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo