> > > Residencial Premier

Residencial Premier

Residencial Premier
Com estrutura de concreto, a Casa Premier tem soluções sustentáveis e espaços integrados Foto/Imagem:Rô Reitz

Arquitetura modernista

Ao projetar o Residencial Premier, o escritório Marchetti Bonetti+ levou em consideração o perfil dos proprietários e tomou como palavra de ordem a simplicidade. “Devido ao vasto repertório arquitetônico dos clientes, atender às suas demandas foi, ao mesmo tempo, um desafio e uma satisfação”, conta o arquiteto Giovani Bonetti.

O projeto arquitetônico da casa, localizada em Florianópolis (SC), teve como referência a produção da arquitetura modernista brasileira das décadas de 1950 e 1960, sendo esse um dos grandes diferenciais do projeto.

Fachada térmica

O residencial Premier possui volumetria de linhas retas com grandes planos de vidro, brises de sombreamento feitos em madeira e concreto aparente nas fachadas. Composta por um volume no pavimento superior e pilotis no térreo, a edificação reforça a leitura modernista.

“O sombreamento do projeto é obtido com o próprio volume da casa, pelo posicionamento dela no terreno, pelo pergolado utilizado na área gourmet e pela vegetação do paisagismo. Esses fatores representam soluções de conforto térmico, contribuindo para a redução do gasto energético”, explica o arquiteto.

Integração e layout

Segundo Giovani, as aberturas da parte íntima e social estão voltadas para o centro do terreno, facilitando a integração da área interna com a área de lazer e o jardim externo e criando uma atmosfera de privacidade.

Já no pavimento térreo do Residencial Premier, os arquitetos privilegiaram a integração entre os principais ambientes, como o living, a sala de jantar, o home theater e a cozinha. Por fim, no pavimento superior, receberam atenção especial as quatro suítes da casa.

Soluções sustentáveis

O projeto apresenta soluções de sustentabilidade. Foram usados, por exemplo, recursos como o da ventilação cruzada. Os grandes planos envidraçados permitem uma ampla utilização da iluminação natural, reduzindo a necessidade de luz artificial.

Ao mesmo tempo, a iluminação artificial tratou de valorizar os aspectos estéticos mais relevantes da residência, dando ares cenográficos à composição arquitetônica.

Design de interiores

“O projeto de interiores do Residencial Premier também segue um conceito contemporâneo, que valoriza a produção nacional, com muitas peças de designers brasileiros. O piso é basicamente todo em madeira maciça de demolição, exceto na cozinha, que tem pastilhas de vidro”, finaliza.


Escritório

MarchettiBonetti+ Arquitetos11 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 688
Área construída: 514

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo