> > > Casa Deck

Casa Deck

Casa Deck
Com vista para a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, residência tem ambientes integrados e arquitetura contemporânea Foto/Imagem:Rô Reitz

Deck como protagonista

Com vista para a Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), a Casa Deck foi construída com projeto arquitetônico do escritório MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados. De acordo com os profissionais do escritório, a volumetria da residência permitiu que todos os seus ambientes desfrutassem da paisagem e ficassem integrados, especialmente as áreas como living, sala de jantar, cozinha e deck. "A maior dificuldade encontrada foi a largura do lote, mas o projeto conseguiu contornar isso aproveitando os afastamentos laterais", explica o arquiteto Giovani Bonetti.

Destaque principal

O deck é um dos grandes protagonistas do projeto. Na verdade, os arquitetos buscaram trazer a sensação de que a casa é um grande deck, o que foi possível graças à piscina de azulejos na cor preta, com raia lateral que circunda toda a área, e à integração entre os ambientes. “A base conceitual do projeto é o que deu nome à casa", conta Bonetti

O projeto da Casa Deck utilizou vãos envidraçados com esquadrias em madeira, de dimensões generosas, favorecendo a vista para a lagoa. Espelhos no muro voltado para a raia da piscina foram usados para proporcionar sensação de privacidade aos moradores.

Outro atrativo do projeto é a estrutura metálica utilizada no segundo pavimento, o qual abriga a parte íntima da residência. "A necessidade de uma obra rápida induziu a essa solução estrutural. Acredito que a mescla da estrutura metálica com a de concreto, e a integração entre interior e exterior, seja mais um diferencial do projeto”, comenta.

Fachada e paisagismo

Para o projeto de paisagismo os arquitetos buscaram respeitar a vegetação nativa, trazendo uma linguagem contemporânea ao jardim. Já na fachada, eles utilizaram alvenaria nos painéis de fechamento e no andar superior, revestidos com granilha – revestimento à base de granito moído.

Parte interna

Destacam-se no projeto de interiores da Casa Deck o pé-direito alto e a utilização de poucos materiais. Prova disso foi o uso de apenas um piso de madeira em todos os pavimentos, nivelando tanto as áreas internas quanto as externas com cores neutras e claras, bem controladas.

No mobiliário, peças do designer Jader Almeida chamam a atenção. “As portas, o piso, o teto, os rodapés negativos e o amplo uso de materiais claros dão ao ambiente um ar de contemporaneidade. São espaços limpos, mas ao mesmo tempo aconchegantes”, conta o arquiteto.

Buscando satisfazer aspectos de sustentabilidade e economia, a Casa Deck recebeu lâmpadas de LED, seguindo um conceito de iluminação indireta e amena.

“Optamos pelo uso de domus em todos os banheiros e pela escada de chapa metálica revestida de madeira, o que ajudou a trazer leveza à residência, resultando em um projeto ao mesmo tempo sofisticado e simples”, finaliza Bonetti.


Escritório

MarchettiBonetti+ Arquitetos11 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 667
Área construída: 795

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo