> > > Casa Baru

Casa Baru

Casa Baru
Projetada pelo MAAI Arquitetos em Brasília, a Casa Baru combina uma arquitetura contemporânea com materiais atemporais, como mármore, madeira e cimento Foto/Imagem:Haruo Mikami

Tons de brasilidade

Lar de um jovem casal com um filho pequeno, a Casa Baru segue projeto arquitetônico linear e design de interiores com tons de brasilidade. Assinada pelo MAAI Arquitetos, a residência está localizada na região do Lago Sul, em Brasília (DF).

A obra começou em 2016, quando a antiga construção foi demolida, deixando um terreno de 800 m² livre para o nascimento da nova morada. Os donos pediram uma casa térrea com linguagem contemporânea. Então, partindo desta premissa, os arquitetos se desafiaram a atender o desejo respeitando os limites de afastamento do lote para acomodar um programa de necessidades extenso.

A técnica construtiva mista de concreto aparente e  estrutura metálica foi escolhida tanto pela questão estética quanto pela agilidade na construção. As lajes impermeabilizadas permitiram o uso de uma platibanda mais baixa, que conferiu ao conjunto um visual leve, longilíneo e elegante. Para reforçar a ideia de linearidade, portas inteiriças protegem os acessos de todos os cômodos.

A madeira, o mármore travertino bruto, o cimento e a estrutura de metal conferem um caráter atemporal e moderno. Harmonicamente, um único material no piso cria a sensação de continuidade e traz a paisagem para dentro. Cheia de personalidade, a casa traz grandes vãos, pé-direito alto e portas deslizantes que fazem com que todos os ambientes sejam um só, favorecendo o convívio entre a família e os convidados.

Parte do lazer ficou por conta da piscina, que envolve uma parcela da área social da casa e tira a sensação de aridez de Brasília. Para implantá-la, a equipe precisou encostar a edificação em uma das laterais do lote, abrindo a ventilação dos quartos para um pátio interno e otimizando a disposição e integração dos cômodos.

Para o design de interiores, os arquitetos desenvolveram uma grande estante de madeira natural, com oito metros de comprimento, que une o hall de entrada à sala de estar da casa. O mobiliário valoriza o uso de peças de desenhadas por nomes do design nacional, como Sergio Rodriguez, Carlos Motta e Jader Almeida.


Escritório

MAAI Arquitetos Associados4 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 800
Área construída: 460

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo