> > > Casa Veraneio

Casa Veraneio

Casa Veraneio
O escritório Lucas Gonçalves Arquitetura e Interiores assina o projeto desta residência marcada pelo uso de materiais naturais e pela exuberante vegetação tropical que permeia toda a morada Foto/Imagem:Keniche Santos

Refúgio urbano

Materiais naturais entremeados por abundante vegetação tropical compõem esta morada localizada em Franca e concebida como uma casa de veraneio. Nas palavras de Lucas Gonçalves, arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico e de interiores, trata-se de “um refúgio no meio do espaço urbano com sensação de inserção na natureza”.

Para aproximar os moradores da exuberante vegetação e criar espaços naturais de contemplação, toda a residência está voltada para o jardim. A transparência das aberturas favorece a integração de espaços internos e externos e promove fluidez e dinamismo, mudando completamente o cenário a cada hora do dia.

O espaço gourmet é o coração da Casa Veraneio. “É onde a vida acontece”, afirma Gonçalves. O ambiente foi equipado para suprir todas as necessidades da família no dia a dia e recebeu, ainda, um lounge com lareira que proporciona muitas oportunidades de convívio no cotidiano.

A cobertura do espaço gourmet também foi aproveitada. Nela, se criou um lounge externo que atua como mirante para o pôr do sol e para contemplação da área da piscina e jardim. A piscina, por sua vez, foi construída com pedras naturais e borda infinita, compondo perfeitamente com o gourmet, o jardim e as salas de estar e jantar.

A beleza dos detalhes

O desejo de uma casa prática, funcional e aconchegante sempre norteou o trabalho do escritório, que buscou considerar a identidade e essência do cliente na elaboração dos espaços, favorecendo a sensação de pertencimento.

“Os clientes participaram de todo o processo de curadoria de mobiliário e decoração, que valoriza artistas e designers brasileiros com peças contemporâneas e atemporais. O uso de palha, tecidos e fibras naturais ressalta o aspecto de casa de veraneio”, diz.

Destaque nas fachadas, os brises de madeira garantem privacidade e conforto térmico aos espaços do pavimento superior. Também se destacam no projeto os beirais em concreto maciço, a marcenaria em freijó e os tijolinhos aparentes usados em paredes internas e externas.

O paisagismo foi assinado por Fernanda Macedo.


Escritório

Lucas Gonçalves Arquitetura e Interiores1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2021
Área construída: 432

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo