> > > Casa 007

Casa 007

Casa 007
O projeto da Casa 007 foi desenvolvido pelo escritório Lineastudio Arquiteturas conforme os desejos dos proprietários, que queriam um lar arejado, amplo e integrado Foto/Imagem:Cristiano Bauce

Bem iluminada e ventilada

O projeto arquitetônico da Casa 007, localizada em Santa Maria (RS), foi desenhado pela equipe do escritório Lineastudio Arquiteturas de acordo com os desejos dos jovens proprietários. Eles pediram um programa amplo e bem arejado, que aproveitasse a iluminação e ventilação naturais, além da vista privilegiada para os morros da região, contemplando, assim, o estilo de vida da família, que gosta de praticar esportes, receber amigos e relaxar.

Os arquitetos acompanharam os clientes da escolha do terreno à entrega da obra, sendo que cada parte foi desenvolvida por uma equipe especializada do estúdio. “A Linea Haus foi responsável pelo projeto arquitetônico, a Linea Eco assina o projeto paisagístico, a Linea In desenvolveu o projeto de interiores de todos os ambientes da residência e a Linea Plan cuidou da gestão da obra”, pontuam os arquitetos.

O espaço gourmet tem uma área com churrasqueira e uma sala de estar que se abrem para o jardim e a piscina Arquitetos autores

Materiais em harmonia

Os materiais usados na Casa 007 conferiram um resultado harmônico tanto na arquitetura quanto no design. As linhas retas, o concreto aparente e a transparência do vidro destacam o estilo contemporâneo da residência, além de proporcionarem elegância à composição cuidadosa dos volumes justapostos da estrutura. A porta de entrada é protegida pelo grande balanço do volume do segundo pavimento – que cria também a varanda.

Os profissionais explicam que, através da extensão da moldura de concreto do segundo andar, alcançaram a horizontalidade da composição e criaram uma relação entre os cheios e os vazados presentes em todo o programa.

Na fachada frontal destaca-se uma caixa de concreto aparente, mas toda a volumetria da face principal segue em direção à fachada voltada para o jardim e para a área de lazer.

Projeto de interiores

O projeto de interiores é minimalista, porém segue o mesmo padrão contemporâneo da arquitetura.

O amplo living social – onde se encontram as salas de estar e de jantar – integra-se com a cozinha, com o espaço gourmet e com a brinquedoteca por meio de grandes portas de correr. Se desejarem privacidade, os moradores podem fechar as portas. “O espaço gourmet tem uma área com churrasqueira e uma sala de estar que se abrem para o jardim e a piscina”, comentam os arquitetos.

A brinquedoteca, projetada para a filha do casal, está localizada no térreo. A marcenaria foi feita sob medida com lâmina de madeira pinus com nichos coloridos; quando iluminada, destaca todos os objetos. O plano de fundo do nicho onde foi colocada a televisão destaca-se por ser azul e se estende até o forro do teto. A iluminação, feita com miniLEDs embutidos, parece um céu estrelado, deixando o ambiente mais lúdico.

Na brinquedoteca, o plano de fundo da televisão destaca-se por ser azul. Nichos coloridos, tapete e pufes contribuem para deixar o ambiente mais lúdico Foto: Cristiano Bauce

Já a suíte da criança, localizada no segundo andar, recebeu paleta de cores com base branca e apel de parede delicado. O elemento vertical vazado que comporta a TV do dormitório foi estruturado com nichos fechados e abertos. Esse móvel divide os espaços de dormir e de ser vestir.

Na suíte do casal, o destaque é o painel ripado de madeira louro freijó que reveste toda a parede e divide o espaço de dormir do banheiro. Um vidro fixo integra o dormitório à banheira de hidromassagem. Na varanda, quem senta na poltrona assinada pelo designer Carlos Motta tem uma vista privilegiada da cidade.

Automação e iluminação

O projeto de iluminação, aliado à automação, foi criado para proporcionar conforto por meio de climatização, acionamento de cortinas e persianas, além de sistema integrado de áudio e vídeo. “A automação residencial garante não só conforto, mas também mais segurança, além de otimizar o tempo e o uso de equipamentos para uma melhor eficiência energética”, explicam os arquitetos.

A preocupação com a eficiência energética esteve presente durante toda a construção, desde o zoneamento racional da residência em relação à insolação dos ambientes até a especificação de materiais e sistemas.

A casa possui envoltório de parede dupla passiva com bloco cerâmico furado, uma camada de ar e bloco cerâmico maciço, telha termoacústica na cobertura, esquadrias de PVC com vidros insulados nos grandes vãos, sistema de captação de energia solar para o aquecimento da água e sistema de geração de energia com placas fotovoltaicas.

Paisagismo tropical

O estilo tropical do projeto de paisagismo do jardim frontal também foi aplicado no lado da piscina: palmeiras Imperiais e palmeiras Fênix estão por todos os lados.

Uma Acer foi colocada ao lado da varanda por solicitação do morador, que adora ver a mudança de estação. Por ser uma árvore estacional, suas folhas ficam verdes na primavera e no verão. Já no outono, mudam de cor e ganham um tom avermelhado, e caem completamente no inverno. Nos vasos de concreto foram plantadas patas-de-elefante e uma jabuticabeira.

Por fim, a piscina foi revestida com pedra natural Hijau, e o entorno recebeu piso cimentício e deck de madeira. Próxima à piscina foi instalada uma casinha de boneca.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Residência das Conchas, por GUIMATTOS

Casa ACP, por Candida Tabet Arquitetura

Residência CM, por Reinach Mendonça Arquitetos Associados


Escritório

Lineastudio Arquiteturas4 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2017
Área construída: 490

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo