> > > Autoral

Autoral

Autoral
Convidada a projetar um moderno empreendimento de apartamentos residenciais em Perdizes, zona oeste de São Paulo, a equipe do Königsberger Vannucchi encarou a missão de preservar a estrutura irregular do terreno Foto/Imagem:Daniel Ducci

Torres em declive

O Autoral consiste em três torres de apartamentos residenciais, cujo projeto arquitetônico desafiou o escritório Königsberger Vannucchi. A principal dificuldade dos arquitetos (Jorge Königsberger, Gianfranco Vannucchi e Alexandre Daud) foi vencer o acentuado declive do terreno de 6.578,88 m², localizado em Perdizes (São Paulo).

Após uma análise cuidadosa da topografia e da melhor forma de ocupá-la, considerando questões técnicas, de legislação e de produto imobiliário, a solução encontrada foi dar destaque à volumetria a partir do conceito de apartamentos-casa.

Buscando evitar uma extensa parede de três pavimentos de estacionamento voltada para a avenida Pompeia, apartamentos nivelados ao subsolo ocupam o perímetro da garagem, facilitando o acesso dos moradores às suas vagas, aumentando a área privativa e reduzindo a necessidade de mais unidades nos andares superiores.

Ao todo são 26.822,44 m² de área construída, distribuídos entre três torres de oito pavimentos estrategicamente sobrepostas, com uma praça central de vegetação densa contornada por alguns dos espaços de uso comum. A extensa área verde, que se prolonga sob pilotis, dá acesso aos halls sociais e de serviço de cada bloco de maneira convidativa.

Possibilidades volumétricas

De acordo com Alexandre Daud, a empresa proprietária considerou descartar o terreno, já que a pressão da terra exercida sobre a estrutura e fundações era uma questão que inviabilizava o primeiro projeto pensado para o empreendimento.

Então, a convite dos proprietários, o escritório compôs torres justapostas no trecho baixo do terreno aliadas perimetralmente à continuidade das lajes de estacionamento, servindo para o travamento da estrutura sem comprometê-la.

Na fachada, os terraços do edifício revestido de massa predominantemente branca colocam a volumetria em evidência através do jogo de luzes e sombras, formando um conjunto equilibrado.

Veja outros edifícios do escritório Königsberger Vannucchi:

MN15 Ibirapuera

Aristo

Universe Life Square


Escritório

Königsberger Vannucchi13 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2018
Área do terreno: 6.578
Área construída: 26.822

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo