> > > Residência Curitiba

Residência Curitiba

Residência Curitiba
A Residência Curitiba possui design diferenciado, prático e funcional. Também foi projetada para aproveitar a luz natural e se integrar ao terreno Foto/Imagem:Marcelo Stammer

Design atualizado

Localizada em um condomínio particular, em Curitiba (PR), a Residência Curitiba teve seu projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Ivan Wodzinsky, Linhas contemporâneas e volumes bem definidos estão entre suas principais características.

A casa foi construída em um lote de 600m², seguindo um design clássico e ao mesmo tempo atualizado, luxuoso, mas sem ostentação. Tudo na medida certa e em total sintonia.

“Os proprietários queriam um projeto com visual diferenciado, prático, funcional, com bom aproveitamento da luz natural e integração com o terreno, e que tivesse na concepção da estrutura materiais simples e conceituais”, explica Wodzinsky.

Fachadas volumosas

Para dar volumetria à Residência Curitiba, as fachadas são compostas de planos forrados ora com pedra natural, que acolhe toda a área gourmet, ora com cerâmica preta, onde está localizada a suíte principal. Simplicidade, elegância e aconchego nortearam a escolha desses materiais, que se integram e se encaixam perfeitamente na arquitetura.

“A inspiração veio de casas modernas do mundo afora e tirou-se partido de revestimentos práticos, como pedra e cerâmica”, completa o arquiteto.

Projeto automatizado e integrado

As grandes entradas que causam a integração dos ambientes também propiciam entrada de luz e ventilação naturais à residência Foto: Marcelo Stammer

Os amplos panos de vidro se estendem do piso ao teto para propiciar iluminação e ventilação natural aos ambientes, e ainda favorecem a integração do interior com a área externa. O mesmo conceito foi adotado com o amplo vão livre, que reforça a ideia de interligar living, sala de jantar, home theater e cozinha gourmet com churrasqueira.

Wodzinsky conta que, a pedido dos moradores, planejou os espaços da Residência Curitiba de acordo com suas funções. “No pavimento superior, a ala privativa é composta por suítes para o casal e para os hóspedes. Já o piso térreo abriga as áreas sociais e de lazer”, expõe.

Todo automatizado, o projeto de interiores segue a linha conceitual da arquitetura. Os materiais externos, considerados o diferencial da obra, também foram usados dentro de casa. Eles dão um forte caráter à estrutura e, combinados às paredes forradas de madeira, aquecem a decoração.

Design de interiores e iluminação

“Todo o interior da Residência Curitiba foi pensado com uma paleta de cores neutras e revestimentos rústicos, como a madeira da bancada de apoio da cozinha gourmet e a pedra, presente também em parte da fachada, na galeria de entrada e nas paredes do living e da sala de jantar”, comenta o arquiteto Ivan Wodzinsky.

O projeto luminotécnico foi trabalhado por meio de rasgos no forro, pontos embutidos no piso, trilhos e abajures que reforçam a concepção de lar sofisticado. As luminárias são funcionais, simples e econômicas para não ofuscarem o brilho da luz natural.


Escritório

Ivan Wodzinsky - Arquitetura e Interiores3 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Área construída: 600

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo