> > > Holistic Living

Holistic Living

Holistic Living
Feitas de madeira e barro, as casas do projeto Holistic Living são guiadas por conceitos sustentáveis Foto/Imagem:Tobias Hein

Construções inteligentes

O escritório alemão GRAFT idealizou o Holistic Living, projeto que compreende uma residência unifamiliar, com 232 m² de área construída, e duas casas geminadas, com 165 m² cada uma.

As três construções são vizinhas em um terreno localizado na cidade de Berlim (Alemanha) e têm como proposta relacionar arquitetura moderna, inovação construtiva, e sobretudo, tecnologias sustentáveis ligadas à mobilidade urbana.

Consideradas casas inteligentes, as edificações seguem preceitos ambientalmente corretos. Os materiais escolhidos foram verificados ao longo do seu respectivo ciclo de vida, para garantir que fossem naturais e, principalmente recicláveis.

Materiais

Um dos destaques do Holistic Living é, justamente, o revestimento das paredes e dos tetos, que é feito de barro e madeira. Além de criar uma atmosfera autêntica através desses recursos naturais, as casas possuem uma tecnologia que pode ser chamada de state-of-the-art, ou seja, de última geração. Isso porque as construções são capazes de gerar um excedente de energia elétrica, a ser utilizada no carregamento da bateria de um carro, por exemplo.

Holistic Living - Construções inteligentes
O projeto arquitetônico se define por duas casas geminadas e uma residência, dispostas em terrenos vizinhos Foto: Tobias Hein

No mais, cada prédio é envolvido por vidros triplos, que funcionam como um isolante térmico. Os projetos arquitetônicos ainda dispõem de um sistema de piso aquecido, bem como de ventilação mecânica, que recupera o calor acumulado e é controlada remotamente pelos moradores. Outro componente sustentável é o sistema fotovoltaico situado nos telhados, que armazena energia solar durante o dia, transformando-a em eletricidade.

Por meio da utilização de energias renováveis, o Holistic Living cumpre as exigências de qualidade Plus Energy House, estipuladas pelo governo alemão.

Interior

Além da tecnologia inovadora e da utilização de materiais conhecidos como eco-friendly (amigáveis ao meio ambiente), o método de construção adotado para o projeto das casas garante elevados padrões arquitetônicos, como plantas flexíveis, vistas panorâmicas nos pisos superiores e grandes áreas sociais distribuídas no térreo.


Escritório

GRAFT8 projeto(s)

Local: BE, Alemanha
Conclusão da obra: 2015

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo