> > > Triches Ferro e Aço

Triches Ferro e Aço

Triches Ferro e Aço
A empresa Triches Ferro e Aço foi projetada pelo escritório GD Studio Arquitetura para ser uma obra de baixo custo Foto/Imagem:Guilherme Giordani

Estrutura eficiente e econômica

Ao desenvolver o projeto arquitetônico da empresa Triches Ferro e Aço, localizada em Caxias do Sul (RS), o escritório GD Studio Arquitetura buscou criar uma estrutura racional, de baixo custo e manutenção simples, passível de receber ampliação futura.

Especializada na fabricação de tubos, chapas, telhas, perfis e slitters, a empresa foi concebida em três andares distintos, a começar pelo térreo com a recepção e as salas de atendimento, vendas, compras, qualidade, administração de produção e financeiro. No segundo pavimento ficam as salas de diretoria, T.I., departamento pessoal e algumas salas extras. No terceiro pavimento ficam o arquivo morto, outras salas extras, material de expediente, auditório e um salão de festas.

Claúdia Geremias e Mônica Random Debortoli, arquitetas e responsáveis pelo projeto, explicam que, através de um fluxograma bem definido de todas as atividades solicitadas pelo cliente, a Triches Ferro e Aço surgiu “de dentro para fora” sem limitantes físicos, uma vez que o terreno possui dimensões amplas, com 53.000 m².

Integração envidraçada

A ligação entre os setores é feita pela recepção com pé-direito triplo, onde há uma fachada com pele de vidro em três cores – incolor, serigrafia branca e reflexivo prata –, que confere maior conforto térmico interno. “As fachadas, em sua grande maioria, são revestidas de pastilha cinza e branca, o que gera fácil manutenção. O vidro foi usado para marcar o acesso principal e dar leveza ao conjunto, além de espelhar os plátanos gigantes do entorno”, relatam Geremias e Debortoli.

Triches Ferro e Aço - Estrutura eficiente e econômica
A recepção ganhou pendentes longos de alturas variadas, que imprimiram um clima mais intimista, elegante e pontual à empresaFoto: Guilherme Giordani

Sustentável e confortável

Para trazer sustentabilidade ao edifício corporativo foram usados piso radiante, iluminação com LED, vidros duplos, telhas com isolamento de polipropileno e esquadrias vedantes para a eficiência térmica. “A questão térmica foi resolvida com piso radiante aquecido nas áreas corporativas, para enfrentar o frio do sul. As esquadrias de PVC com vidro duplo também têm uma função importante na vedação, pois preservam o calor no inverno e retêm o condicionamento dos splits no verão”, contam as responsáveis pelo projeto.

Embora com uma área pequena, a recepção transmite uma sensação de amplitude devido ao vidro, que proporcionou uma integração com o jardim. Segundo as arquitetas, outro ponto forte do projeto da Triches Ferro e Aço é a janela com seis metros de altura voltada para o verde, criando um ambiente agradável para as pessoas que trabalham neste espaço. No segundo andar, a diretoria pode visualizar o que acontece no térreo através do pé-direito.

“O piso da recepção é de granito de dois tons seguindo a angulação da obra. Nos ambientes internos dos atendimentos, há uma identificação pelas cores obtidas com vidro pintado”, contam.

Design de interiores

Quanto ao design, o vidro foi utilizado como elemento leve para a identificação da entrada da grande massa cinza da edificação, que fica no meio do parque fabril, entre as árvores. “Aproveitamos as cores branco e prata para criar um caráter diferencial e uma identidade visual ao volume corporativo”, concluem Geremias e Debortoli.


Escritório

GD Studio Arquitetura3 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 53.000
Área construída: 2.320

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo