> > > FABBRICA

FABBRICA

FABBRICA
Projetada pelo escritório GD Studio Arquitetura em Caxias do Sul (RS), a FABBRICA abriga um espaço para eventos, uma pizzaria, uma cervejaria e um restaurante de culinária japonesa Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Complexo cultural e gastronômico

Localizada em Caxias do Sul (RS), a antiga sede da vinícola Luiz Michielon – que funcionou de 1920 a 1970 – deu origem à FABBRICA – um complexo cultural e gastronômico projetado pelo GD Studio Arquitetura.

Novos espaços

O projeto arquitetônico recebeu quatro novos espaços: um salão para eventos, uma cervejaria, uma pizzaria e um restaurante japonês. A FABBRICA também ganhou abertura de grandes vãos, a construção de acesso e três escadas. “Apesar de o edifício contemplar novas áreas para atender às demandas do local, tentamos manter, ao máximo, a construção original”, conta a arquiteta Cláudia Geremia.

O espaço aberto é uma área semipública. Com a caraterização deste ambiente foi preciso alterar o nível do terreno em relação à rua, e como solução os arquitetos reaproveitaram o entulho das demolições internas para realizar o preenchimento. Para que isso ocorresse foi executada drenagem pluvial e elevação do contrapiso.

O espaço ao ar livre é próprio para convivência Foto: Marcelo Donadussi

Materialidade preservada

As estruturas de tijolos aparentes foram preservadas. As telhas de barro tipo “francesas” têm inclinações de 30° e 45°. Elas foram lavadas individualmente, recolocadas e impermeabilizadas. O forro que escondia a estrutura do telhado foi totalmente removido, deixando o madeiramento aparente, o que proporcionou ao projeto um design rústico e moderno. “Houve processos de limpeza e preenchimento nos pontos danificados, onde foram realocados tijolos retirados da demolição de outras estruturas da obra que não pertenciam à edificação original”, comenta a arquiteta.

Marco visual

A chaminé vertical é o marco visual do projeto, pois preserva a identidade da antiga vinícola e do seu período industrial. Durante o tempo em que estava abandonada, parte dela foi demolida, o que diminuiu sua altura. Foi necessário instalar uma estrutura metálica para que ela voltasse a ter o tamanho original.

 

Veja na Galeria da Arquitetura outros projetos:

Bráz Elettrica, por SuperLimão Studio

Pizzaria Olegário Vila Da Serra, por vecci lansky arquitetura

Sal, por CG arquitetura.interiores


Escritório

GD Studio Arquitetura3 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 2591
Área construída: 2390

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo