> > > Casa Jangadas

Casa Jangadas

Casa Jangadas
A Casa Jangadas está localizada na Mata de São João (BA) e foi idealizada pelo escritório GAM Arquitetos. A linda vista para o mar e a área de lazer integrada aos ambientes internos são destaques do projeto Foto/Imagem:Gabriela Daltro

Vivenciando a natureza

Mata de São João (BA) é um dos polos turísticos mais prestigiado do litoral baiano. A cidade é dona de praias paradisíacas, como Costa do Sauípe, Imbassaí e Praia do Forte – onde está situada a Casa Jangadas.

Pensada para dialogar constantemente com o entorno, a residência foi projetada pelo escritório GAM Arquitetos para uma família que desejava um lar praiano e estritamente conectado à natureza.

Apreciadores do pôr do sol, os moradores gostariam de receber seus amigos e familiares nos ambientes sociais – totalmente abertos e integrados –, valorizando a vista para a imensidão das águas.

“Tivemos a preocupação em direcionar os ambientes para o mar e para os coqueiros, sendo constante a contemplação dos ambientes da casa”, relata a equipe do escritório.

Interior convidativo

A área de lazer é o ambiente ideal para a contemplação da paisagem Foto: Gabriela Daltro 

Os ambientes foram organizados em um único volume longilíneo com dois pavimentos: térreo e primeiro andar. No pavimento superior ficam, de um lado, a suíte máster e, do outro, duas suítes standards. Esses ambientes estão interligados por uma extensa passarela.

No térreo encontram-se entrada principal, área de serviços, cozinha compacta (na fachada poente), salas de estar e jantar, área do depósito e duas suítes para hóspedes. A cozinha está completamente integrada às salas de estar, de jantar e de TV, que se comunicam com a varanda e com o espaço gourmet, transformando-se em uma ampla área social com pé-direito.

A área de lazer é composta por um espelho d´água e por uma piscina com prainha que percorre toda a área social do projeto, ressaltando ainda mais a atmosfera litorânea.

Além disso, a decoração minimalista, com pouco mobiliário e poucos objetos e adornos, foi pensada para deixar a natureza fazer seu papel de protagonista. As cores vibrantes no mobiliário equilibram com o design contemporâneo da casa, deixando o interior mais descontraído de uma forma condizente com a atmosfera litorânea.

Os brises e pergolados de madeira permitem a entrada de ventilação e iluminação natural de forma confortável e adaptável, considerando também as questões relacionadas ao consumo energético.

Materialidade

A madeira e a pedra fazem um contraponto entre a elegância e a rusticidade arquitetônica. Para compor o interior da morada, o escritório elegeu materiais com acabamentos naturais e resistentes a intempéries, como pedra, madeira, lona, cimento, linho e algodão. Os clientes solicitaram uma casa de praia rústica, porém aconchegante, e seu interior acompanha sua arquitetura.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Casa AA, por Pascali Semerdjian Arquitetos

Casa em Samambaia, por Rodrigo Simão Arquitetura

Casa da Mata, por Studio MK27


Escritório

Gam Arquitetos2 projeto(s)

Local: BA, Brasil
Conclusão da obra: 2020
Área construída: 288

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo