> > > Casa Groenlândia

Casa Groenlândia

Casa Groenlândia
Reformada por Fernanda Marques, a Casa Groenlândia ganhou ambientes mais amplos e integrados, além de abundante iluminação natural por todos os lados Foto/Imagem:Fernando Guerra

Linhas simples e elegantes

As áreas verdes de uma região nobre de São Paulo envolvem uma robusta residência originalmente construída em 1950. Visando preservar a estética arquitetônica de décadas, mas trazendo traços elegantes e contemporâneos, os moradores convidaram, em 2016, o escritório Fernanda Marques Arquitetos Associados para reformar a morada.

A premissa para o retrofit da Casa Groenlândia – como foi batizada – era otimizar os espaços de convivência no programa de 740 m². O objetivo era que os ambientes tivessem maior praticidade e integração, além de ampliar as aberturas para trazer mais iluminação natural para o interior.

Repaginação a todo vapor

A necessidade de otimizar os espaços de convivência da residência era visível, por isso foram necessárias as alterações. "Os moradores (um casal e seus três filhos) reagiram positivamente à ideia de transferir a piscina para uma das laterais da casa com o objetivo de criar uma área gourmet, que hoje é o espaço mais frequentado", revela a arquiteta Fernanda Marques.

O térreo recebeu toda a área social Foto: Fernando Guerra

No térreo, todas as aberturas foram ampliadas na intenção de expandir os vãos, abrindo espaço para mais integração entre as áreas internas e externas da residência. Para gerar mais flexibilidade no layout, todos os acabamentos e divisórias internas foram substituídos.

O primeiro andar recebeu o setor íntimo e o home theater. Já no segundo andar foram abrigados a academia, o SPA e a sauna úmida envidraçada.

Elegante e prático

Todo o projeto foi feito de forma sintética e prática, levando em conta as melhores condições para a ventilação cruzada e iluminação interna. "Os moradores queriam morar num lugar elegante e prático", menciona Marques.

A iluminação recebeu boa parte da atenção, especialmente nos ambientes internos, que contam com lustres, abajures e luminárias. Em conjunto, tons claros e materiais naturais deram o toque final da decoração e em todo o projeto.

Veja mais projetos de casas reformadas na Galeria da Arquitetura:

Residência Nando Reis, por Estúdio Paulo Alves

Casa da Dica, por Roziane Faleiro

Casa FK, por COA


Fornecedores desta obra

Escritório

Fernanda Marques Arquitetos Associados7 projeto(s)

Local: CA, Afeganistão
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2016
Área construída: 740

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo