> > > Casa Moenda

Casa Moenda

Casa Moenda
O arquiteto Felipe Rodrigues projetou uma casa de 510 m² com linhas retas. Construída com concreto aparente num terreno de 20 mil m², ela tem um amplo quintal com mata intocada Foto/Imagem:Pedro Vannucchi

Refúgio a dois passos da Serra da Mantiqueira

A Casa Moenda - desenhada com linhas retas e construída com concreto aparente - fica no bairro de mesmo nome, em Joanópolis, interior de São Paulo.

O projeto arquitetônico de 510 m² fica em um terreno de 20.000 m², com 70% da área ocupada por uma reserva de mata intocada. Por estar no ponto mais alto de uma fazenda recém-loteada, oferece ampla vista para o horizonte (à frente) e para a Serra da Mantiqueira (atrás).

Programa

O cliente informou ao arquiteto Felipe Rodrigues, dono do escritório que leva seu nome e responsável pelo projeto, que queria uma casa com dois blocos independentes, mas interligados. O mais utilizado deles é o que abriga em um único pavimento, a sala de estar, a sala de TV e a cozinha, instaladas entre duas lajes de concreto. Há ainda um terraço coberto por generosos balanços e separado da parte interna por panos de vidro e portas de correr que vão do piso ao teto. Graças às grandes aberturas, a casa ganhou ampla ventilação e, mais do que tudo, tornou possível uma das principais aspirações do projeto: trazer a paisagem para dentro.

No nível abaixo, cercada por vegetação, fica a piscina com borda infinita.

As paredes de vidro trazem a paisagem externa para dentro de casa (Foto: Pedro Vannucchi) 

No nível intermediário estão duas suítes, um espaço para refeições e a área de serviço. Sob o prolongamento da laje de cobertura deste bloco está a garagem, que é o ponto de articulação e distribuição das circulações e acessos entre os dois volumes da casa. Neste ponto, foram utilizados elementos vazados na circulação dos dormitórios, importante destacar o uso de elementos vazados na circulação dos dormitórios, trazendo luz natural e ventilação permanentes e uniformizando a fachada. Além disso, produzem um efeito visual de luz e sombras interessante.

No pavimento superior, o abrigo de bombas e os reservatórios de água são separados por uma parede cega.

Veja outras residências cercadas pela natureza:

Casa na Fazenda da Grama, do escritório FARAH + ARQUITETURA E INTERIORES

Residência CR, do Padovani Arquitetos

Casa FY, do PJV Arquitetura

Escritório

Felipe Rodrigues Arquiteto1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2017
Área construída: 510

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo