> > > Casa Closed

Casa Closed

Casa Closed
Com formas geométricas puras, a Casa Closed se destaca por ter fachada cega e paredes sem aberturas. No interior, contudo, ela é toda aberta para o lazer e para a paisagem do entorno Foto/Imagem:Javier Agustin Rojas

Morada escondida

A frase “arquitetura é escultura habitada”, de autoria do artista romeno Constantin Brâncuși, foi inspiração para o escritório Felipe Gonzalez Arzac arquitecto ao projetar a Casa Closed – que está localizada em Buenos Aires, na Argentina.

“A linguagem racionalista, moderna e conceitual é materializada nessa moradia, do mesmo modo que as suas formas geométricas puras”, diz o arquiteto Felipe Gonzalez.

Cubo de concreto aparente

Com fachada cega e paredes laterais sem aberturas, o impacto visual é nítido: a sensação é de contemplar, do lado de fora, uma casa totalmente fechada e escura em seu interior, sem conexão com a natureza do entorno. Quando as luzes do interior são acesas, o efeito é contrário, já que a iluminação se expande por todo o eixo central e circulatório, clareando o entorno.

Grandes aberturas e ambientes integrados são prioridades do escritório. E nessa morada não foi diferente! Os ambientes são fechados com caixilhos de vidro que, quando abertos, se estendem ao exterior, buscando a dissolução dos limites.

O cubo de concreto abriga todo o programa da residência que é dividido em dois eixos: transversal principal e transversal secundário Foto: Javier Agustin Rojas

O primeiro eixo rompe a aparência estática do cubo de concreto e gera uma perspectiva linear, já que integra a cozinha com mesa longitudinal, sala de estar, galeria e piscina. Já no segundo eixo estão a suíte e o acesso principal à casa.

“Assim como uma obra de arte, a moradia oferece múltiplos olhares, limites dissolvidos e um jogo visual onde a arquitetura se torna essa escultura pronta para ser habitada”, explica Gonzalez.

O escritório optou pelo concreto por ser um material maleável e pelo vidro, para proporcionar máxima transparência. A combinação entre os dois elementos resultou em modernidade e leveza.

No interior da casa, o arquiteto explorou vasos com plantas grandes e pequenas para decorar os ambientes. As diversas espécies de vegetação proporcionaram aconchego e bem-estar aos moradores, além disso trouxeram o clima natural do exterior para o interior.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

PA House, por Studio Guilherme Torres

Casa C+C, por studio mk27

Refúgio Bocaina, por Bruschini Arquitetura

Escritório

Felipe Gonzalez Arzac Arquitecto1 projeto(s)

Local: BU, Argentina
Conclusão da obra: 2017
Área construída: 190

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo