> > > Sede Direcional Engenharia

Sede Direcional Engenharia

Sede Direcional Engenharia
A Sede Direcional Engenharia projetada pelo escritório Farkasvölgyi Arquitetura possui fachada com revestimento de vidro sem alvenaria para permitir maior ventilação e minimizar a insolação Foto/Imagem:Glauco Lúcio

Tons do céu

Para desenvolver o projeto arquitetônico da construtora Sede Direcional Engenharia, localizada em Belo Horizonte (MG), o escritório Farkasvölgyi Arquitetura buscou conhecer as expectativas dos proprietários. "Eles esperavam um edifício moderno, contemporâneo, que atendesse por completo às demandas da empresa", conta o arquiteto e autor do projeto, Bernardo Farkasvölgyi.

Facilidades de manutenção

Todo o projeto foi pensado levando em consideração as facilidades de manutenção no futuro. “Criamos pavimentos corridos, com andares abertos, cada um composto por copa, espaço de leitura, salas de reuniões e produção. Outro destaque é o heliponto, projetado para atender as necessidades dos clientes”, relata Farkasvölgyi.

Fachada inteligente

Sede Direcional Engenharia - Tons do céu
O vidro azul da fachada combinado ao granito cinza claro cria uma ligação com as tonalidades do céu e das nuvens Foto: Glauco Lúcio

A fachada foi prioritariamente construída em vidro, alumínio e granito. A escolha dos materiais se orientou pelo design, pela qualidade e praticidade de execução e manutenção. A utilização de brises metálicos favorece a ventilação nos pavimentos compostos por garagens e casa de máquinas. “A combinação do vidro azul com o granito cinza claro reflete as tonalidades do céu e das nuvens”, comenta Farkasvölgyi.

Layout sem divisões

Tudo foi pensado com base em um layout moderno, sem divisões, tendo como parâmetro o conforto do local. Os pavimentos são corridos, com núcleos compostos. No pilotis, há o local de convivência, a capela e a copa. “Uma curiosidade deste projeto é que todos os halls dos elevadores têm um ambiente iluminado, ventilado naturalmente, de onde é possível ver a rua”, acrescenta o arquiteto.

Além disso, os elevadores têm chamada inteligente, sistema de portaria com catracas e sistemas de iluminação.

Recursos sustentáveis

Um dos objetivos do escritório era levar sustentabilidade ao prédio da Sede Direcional Engenharia. Para isso, os arquitetos utilizaram lâmpadas LED em todo o edifício, com diferenciais de utilização por setores específicos. O empreendimento também possui reaproveitamento de água, aquecimento solar e vidro com fator solar para evitar uso excessivo de ar-condicionado.

O projeto de paisagismo usou jardineiras e vasos nos ambientes internos, que deixaram os ambientes mais aconchegantes. “Propusemos ainda a possibilidade de ventilação cruzada nos pavimentos tipo, de forma a reduzir o uso de condicionamento. Seguimos uma linha contemporânea e o projeto atingiu seu diferencial”, finaliza Farkasvölgyi.


Fornecedores desta obra

Escritório

Farkasvölgyi Arquitetura18 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 1.170
Área construída: 8.488

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

APROFUNDAMENTO TÉCNICO

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo