> > > Domani Business Center

Domani Business Center

Domani Business Center
Desenvolvido pelo escritório Farkasvölgyi Arquitetura, o edifício Domani Business Center recebeu fachada em vidro e alumínio, que dão um toque arrojado ao projeto Foto/Imagem:Glauco Lúcio

Arquitetura contemporânea

Com fortes traços de design contemporâneo, o Domani Business Center tem presença marcante na paisagem de Belo Horizonte (MG), em uma região com grande potencial econômica. O projeto arquitetônico é de autoria do escritório Farkasvölgyi Arquitetura, também situado na capital mineira.

“Objetivamos a implantação de um edifício comercial com solução plástica coerente ao entorno, harmonizado com os bens tombados e respeitando sua relação com a escala urbana”, comenta o arquiteto Bernardo Farkasvölgyi.

Para o escritório, desenvolver um empreendimento comercial é algo que oferece, do ponto de vista da arquitetura, maior liberdade e flexibilidade no trato do elemento urbano em comparação aos edifícios residenciais.

Dificuldade x solução

Uma das dificuldades encontradas pelos arquitetos ao longo da construção do Domani Business Center foi o fato do terreno ter uma casa tombada. Desta forma, o projete teve de ser construído no entorno dela e foi necessário preservar os elementos significativos que constituem seu contexto. O imóvel tombado se apresenta em primeiro plano, juntamente com seus jardins, sem nenhum tipo de interferência visual.

O vidro aplicado no embasamento acentua a identidade do imóvel tombado e sua visibilidade, e a ausência de muros e gradis ajuda na proposta, de forma que a relação entre o espaço público e o privado seja a mais tênue possível, norteando a reforma.

Outro contratempo encontrado diz respeito à altura do empreendimento. De acordo com a legislação da cidade, a existência da casa tombada impedia que o prédio ultrapassasse cinco metros. "Fomos atrás disso para negociar a construção e propusemos a implantação da torre com um grande recuo”, comenta Farkasvölgyi.

Detalhes da concepção arquitetônica

Domani Business Center - Arquitetura contemporânea
O projeto fica localizado em uma região com grande potencial econômico Foto: Glauco Lúcio

O terreno do Domani Business Center conta com 1.800 metros quadrados e recebeu salas e andares corporativos em 21 pavimentos, mais dois subsolos, tornando-se uma opção moderna para a instalação de empresas.

A área privativa dos pavimentos é totalmente flexível, uma vez que o investidor pode adquirir o andar corrido e desenvolver as divisões, especificações de acabamento e aproveitamento espacial que melhor atender às suas atividades comerciais.

“Usamos automação no projeto, nos sistemas de iluminação, elétrico, hidráulica, nível e status das bombas, gerador, porta de acessos, exaustão, ar-condicionado, irrigação e elevadores rápidos, com eficiente deslocamento e inteligente sistema de antecipação de destino e chamada”, conta o arquiteto.

Fachada diferenciada

A fachada do edifício Domani Business Center foi revestida com vidro e alumínio composto. O escritório de arquitetura trabalhou com duas tonalidades de cada material, sendo um na cor azul e outro na cor prata. O objetivo com as variações de material e tons foi realçar o arrojo estético. “Desenvolvemos essa proposta para a instalação da saliência em perfil de alumínio, aplicando sobre a fachada em planos triangulares e promovendo a iluminação cênica noturna”, relata.

Por fim, o escritório partiu para sugestivos desenhos de triângulos, que caracterizam a intenção do conjunto. “O nosso desenho intui para a sensação de ritmo, seja a partir das referências horizontais, rodeando o edifício em suas quatro fachadas, como também das referências verticais, criando as variações dos triângulos, salientadas pelas diferenciações de tons”, conclui Farkasvölgyi.


Produtos utilizados nesta obra

Espelho Divinal Vidros

Divinal Vidros

Escritório

Farkasvölgyi Arquitetura18 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 1.800
Área construída: 12.836

Tipo de obra:
Edifícios comerciais
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo