> > > Descoberta Café

Descoberta Café

Descoberta Café
Para reformar o Descoberta Café – que fica em Fortaleza (CE) –, os proprietários convidaram o Estúdio Vinícius Macêdo. O arquiteto idealizou um projeto que chama a atenção de quem passa por lá Foto/Imagem:Felipe Petrovsky

Para um bom encontro

Idealizado para fomentar encontros! Foi o que inspirou o Estúdio Vinícius Macêdo ao projetar o Descoberta Café – uma cafeteria contemporânea que ocupa um galpão do histórico bairro Benfica, em Fortaleza (CE).

O edifício que, anteriormente, já abrigou estacionamento, gráfica e depósito, é bem provido de estruturas já existentes e um grande vão livre coberto. “Decidimos adotar o partido de manter toda a estrutura previamente existente e trabalhar com grande vão livre para trazer benefícios ao projeto, como iluminação e ventilação naturais para manter o conforto térmico dentro dos espaços”, explica o arquiteto Vinícius Macêdo.

Como o próprio nome diz, o espaço foi uma “descoberta”, já que está localizado no final de uma rua sem saída, ao lado do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Concepção do café

O projeto nasceu sob o conceito de transformar a edificação árida, completamente fechada e sem ventilação, em um espaço agradável e aconchegante. O escritório buscou abrir todo o prédio e integrá-lo com a rua. Além disso, retirou parte da cobertura para captar mais luz natural e gerar mais circulação de ar.

Vasos compõem a decoração do café Foto: Felipe Petrovsky 

A largura do pé-direito do galpão foi bem explorada para criar uma fachada capaz de abraçar as pessoas desde o primeiro contato visual com o café.

O ponto chave do projeto de interiores foi o balcão central. Ele se conecta com todo o salão de atendimento, possibilitando que a equipe esteja sempre atenta aos clientes. O balcão em formato de “U” foi pensado para ser executado in loco. A bancada se apoia sobre alvenarias estruturais e elementos vazados, que além de possuir apelo estético, mantém a permeabilidade do ar para quem está trabalhando.

Para aproveitar todos os materiais originais, todo o piso industrial foi restaurado e nivelado. Da entrada até o fundo do galpão, foi desenhada uma faixa de ladrilho hidráulico que delimita o espaço de produção e atendimento, fazendo com que toda a frente do balcão se mantenha livre para circulação. Além disso, nas paredes, foram usados acabamentos de produção local e artesanal.

“O Descoberta é a surpresa no final da rua, um espaço que se integra e contribui com o cenário de quem pode estar apenas passando e pode sentar na calçada, em um banco desenhado para ser também bicicletário, ou para quem veio para entrar e tomar seu café em um espaço que é, ao mesmo tempo, amplo e aconchegante, rodeado de plantas e delicadeza”, finaliza o arquiteto.

Veja outros cafés na Galeria da Arquitetura:

Lam Café, por a21 Studio      

CoLAB, por MZNO [arquitetura]

Boulangerie Deôla Deli, por Idália Daudt Arquitetura & Design de Interiores


Escritório

Estúdio Vinícius Macêdo1 projeto(s)

Local: CE, Brasil
Conclusão da obra: 2020
Área construída: 325

Tipo de obra:
Cafés
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo