,
> > > Bráz Trattoria

Bráz Trattoria

Bráz Trattoria
O Estúdio Penha projetou o Bráz Trattoria na cobertura do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, com tubulações e concreto aparentes Foto/Imagem:Lufe Gomes

Italiano com toque industrial

A cobertura do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, agora abriga o Bráz Trattoria. Projetado pelo Estúdio Penha, o estabelecimento tem uma atmosfera descontraída e um estilo industrial e contemporâneo que chama a atenção.

O convite para projetar o espaço veio dos sócios da Cia. Tradicional de Comércio, Benny Novak e Renato Ades, parceiros também no Ici Bistro e Tappo Trattoria. “Eles nos fizeram apenas uma solicitação: ter uma casa nova, diferente das pizzarias Bráz, mas que não se desvinculasse completamente da tradicionalidade das outras lojas”, contam os arquitetos Vitor Penha, Verônica Molina e Eloisa Marçola, autores do projeto de interiores do restaurante.

Pé-direito

O Bráz Trattoria foi recebido em um espaço vantajoso com um pé-direito de 9 m de altura e esquadrias que permitiram uma vista única da cidade.

Decididos a usar esses pontos a favor, os arquitetos optaram por evidenciar a arquitetura industrial e buscaram identificar, nos detalhes e acabamentos, a marca da cozinha italiana.

O primeiro passo foi elevar o piso para transmitir conforto visual aos clientes, destacando as grandes janelas que servem como quadros para a apreciação da paisagem urbana. A elevação fez com que a entrada do restaurante ganhasse um pé-direito baixo de 2,75 m. “Esse pé-direito permitiu que criássemos uma sala de espera mais intimista e confortável, como se fosse acolhida pelo bar e pelo balcão de antepastos, localizados em suas extremidades”, revelam os autores.

Bráz Trattoria - Italiano com toque industrial
As tubulações aparentes realçam o conceito industrial da casa Foto: Lufe Gomes

É só ao adentrar o salão principal do Bráz Trattoria que se encontra o pé-direito de 8,5 m² da casa. Essa área é marcada por tubulações aparentes de iluminação, rede, aparelhos de ar-condicionado, extintores de incêndio, instalação hidráulica e exaustão junto com as tubulações da parte elétrica. Esses itens foram essenciais para reforçar o concreto aparente do ambiente e destacar o conceito industrial.

Revestimentos industriais

Os blocos de concreto estrutural que já revestiam as paredes do shopping foram mantidos e destacados com uma iluminação direcionada.

O desenho do piso em ladrilho sextavado também foi realçado pelo jogo de luzes do projeto luminotécnico com pendentes garimpados e luminárias pantográficas. Quanto ao mobiliário, parte dele foi garimpado e parte projetado em madeira e mármore.

O restaurante é marcado por um mix de texturas e revestimentos detalhados com faixas azuis.

A cozinha do Bráz Trattoria está centralizada no salão principal. No fundo, encontra-se a pizzaria e, à sua frente, fica o grande móvel metálico usado como estoque. No outro lado do salão, fazendo simetria a esse eixo, foram colocados dois longos sofás capitonês.

Os arquitetos contam que, para contrapor a arquitetura industrial, escolheram criar uma atmosfera nostálgica que pudesse ser utilizada por mais tempo, sem a necessidade de uma reforma tão cedo. “Para isso, optamos por utilizamos materiais antigos e garimpados, que também faz parte do nosso conceito”, concluem.

Escritório

Estúdio Penha4 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2014
Área construída: 531

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

SlideshowDesenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo