> > > Galeria 11 Meia 1

Galeria 11 Meia 1

Galeria 11 Meia 1
O escritório Debaixo do Bloco Arquitetura foi o responsável pelo projeto da nova Galeria 11 Meia 1, que mudou de Brasília para São Paulo. O design lembra a capital federal Foto/Imagem:Joana França

Identidade brasiliense preservada

Localizada em São Paulo (SP), a Galeria 11 Meia 1 foi projetada em 2017 pelo escritório Debaixo do Bloco Arquitetura. A ideia era criar uma galeria de arte que fizesse os frequentadores se sentirem em casa logo ao entrar e visualizar as peças expostas.

Estilo brasiliense

A galeria, que ficava em Brasília (DF), precisou mudar para a capital paulista. Nessa transição, o escritório Debaixo do Bloco Arquitetura foi convidado para criar o projeto arquitetônico da loja, priorizando a identidade de sua cidade de origem e mantendo traços típicos da capital do País.

Visto do alto, o edifício lembra as habitações residenciais de Brasília. Já no interior, foram utilizadas cores que lembram a capital, como amarelo, preto e cinza.

Adaptação do layout

O maior desafio que o escritório enfrentou foi adaptar o layout a um terreno de 13 m de comprimento por 4,5 m de largura, sem que ele parecesse estreito. “Como solução, foi necessário implantar um pé direito de 3 m que tivesse comunicação com a rua. Além disso, criar no fundo da loja um ambiente convidativo e setorizar todos os andares”, conta o arquiteto Clay Rodrigues.

Organização dos espaços

Grande vitrine no pavimento superior com vista para a rua Foto: Joana França

No primeiro andar, há móveis e quadros por todo o espaço. Abaixo da escada, prateleiras foram instaladas para a exposição de esculturas de madeira.

A escada foi produzida com chapas xadrez e é sustentada por uma viga central. Além disso, tem guarda-corpos com telas crespas pintadas de amarelo, o que confere ao projeto design moderno.

No segundo andar, destaca-se uma extensa vitrine com vista para a rua. Nesse espaço, ficam os mobiliários maiores, como mesas, estantes e poltronas.

No terraço, foram construídos um banheiro e um escritório. Cobogós foram utilizados na decoração para destacar o volume do projeto.

Um jardim de inverno foi instalado no fundo da galeria, em uma área a 100 cm da parede. Ele fica no térreo, mas conecta-se com o segundo andar e o terraço através de claraboias chaminés, que iluminam e ventilam o fundo da loja, dispensando a necessidade de janelas.

Na fachada, blocos de concreto pré-moldados para jardim vertical foram instalados, transformando-se em peça-chave e deixando o ambiente mais atraente.

Decoração com obras importantes

Obras de artistas renomados ficam no térreo Foto: Joana França

Outra peculiaridade da galeria é a forma com que os quadros foram expostos na parede. Em vez de pregos, a fixação das obras foi realizada com correntes suspensas que se adaptam a diferentes alturas e posições e preservam a estrutura.

Algumas das peças expostas são de artistas renomados, como Oscar Niemeyer, Lucio Costa e Tomie Ohtake.

 

Escritório

Debaixo do Bloco Arquitetura5 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 180
Área construída: 180

Tipo de obra:
Galerias de arte

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo