> > > Casa RL

Casa RL

Casa RL
Materiais simples que harmonizam tradição com contemporaneidade marcam a Casa RL, primeiro projeto residencial do escritório COA Foto/Imagem:Pedro Vannucchi

Prática e funcional

Encomendada pelo irmão do arquiteto Gabriel Cesar e Santos – sócio de Cassio Oba e Eugenio Amodio no escritório paulistano COA –, a Casa RL está situada em um lote de aproximadamente 300 metros quadrados em Itapeva, interior de São Paulo.

Uma das principais recomendações dos moradores aos arquitetos quando do início do projeto, em 2013, foi criar uma residência prática e funcional, mas também ideal para receber amigos e familiares.

Distribuição dos ambientes

Construída em um terreno regular e plano, a Casa RL ganhou dois pavimentos e uma distribuição bastante convencional. “No térreo ficou toda a área social, com ambientes amplos e espaçosos. O andar de cima, por sua vez, concentrou as áreas mais privativas, com três dormitórios, banheiros e sala de TV”, conta o arquiteto Cassio Oba.

Uma grande varanda comum aos quartos é sombreada por um pergolado de madeira e exerce a função de um local de descanso e leitura. Com uma pequena infraestrutura de hidráulica, uma bancada e uma agradável vista do nascer do sol, ela acabou se tornando um espaço interessante e prazeroso para permanência no dia a dia.

Segundo Gabriel Cesar e Santos, como os moradores primavam bastante pelo social, um grande salão com sala de estar, sala de jantar, cozinha, escritório e banheiro foi criado no primeiro pavimento. “Na parte externa deste mesmo andar ficaram, ainda, a churrasqueira e a piscina”, conta.

Um importante aspecto da Casa RL é ter, em ambos os andares, grandes aberturas paralelas que ajudam a promover a ventilação cruzada, a iluminação natural e o conforto térmico.

Casa RL - Prática e funcional<BR>
O interior da Casa RL conta com espaços amplos voltados para receber amigos e familiares Foto: Pedro Vannucchi

A estrutura predominante do projeto é metálica e faz contraponto à estrutura de concreto, que é o bloco principal. A parte metálica proporcionou um grande balanço que cobre a garagem e as áreas abertas.

Materiais tradicionais x contemporâneos

O projeto da Casa RL combina materiais naturais com uma concepção mais tradicional solicitada pelo cliente, criando um conceito contemporâneo e despojado. Assim, tijolo e madeira foram usados em diversos lugares da casa, sobressaindo-se. O concreto também aparece nos bancos moldados in loco, em alguns beirais das janelas e nas bancadas. Além disso, foi utilizada pedra portuguesa nas áreas externas.

“Os materiais são simples de se usar, o que vai ao encontro da demanda do cliente por uma casa bastante prática”, comenta o arquiteto Eugenio Amodio.

“Os moradores queriam uma casa na qual não fosse necessário fazer muita manutenção, então optamos pelo tijolo, cuja tendência é ir se adaptando, dispensando pintura, por exemplo. E eles acabaram gostando, pois, o material traz sensação de conforto. A madeira foi depois escolhida por combinar bem com essa percepção”, diz Santos.

Detalhes especiais

Segundo Oba, a partir do momento que você entra na casa, ela se revela com um grande salão aberto, com laterais envidraçadas, um jardim extenso e um elevado que adentra essa região. “Essa surpresa logo na entrada é muito agradável”, diz.

“Olhando de fora você nem imagina que a residência tenha ambientes amplos, pois do lado externo você vê elementos compartimentados e espaços unidos”, conclui Santos, lembrando que a Casa RL marcou a trajetória do escritório por ter sido seu primeiro projeto residencial.

Escritório

COA4 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 300
Área construída: 295

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo