> > > Apartamento da Bancada Coringa

Apartamento da Bancada Coringa

Apartamento da Bancada Coringa
De tempos em tempos o Apartamento da Bancada Coringa é o lar de uma família que mora no exterior. Para atender às suas necessidades, foi reformado pelo escritório Casa 100 Arquitetura Foto/Imagem:QUADRA 2 | Fotografia

Refúgio no Brasil

Para atender às necessidades de uma família de quatro pessoas que mora no exterior e que de tempos em tempos vem visitar o Brasil, este imóvel precisava passar por uma significativa reforma. Seu projeto foi, assim, assinado pelo escritório Casa 100 Arquitetura, que buscou trazer uma arquitetura contemporânea e multifuncional para o Apartamento da Bancada Coringa, localizado no bairro do Brooklin, em São Paulo.

Devido à metragem reduzida (100 m²), os arquitetos precisaram pensar em soluções que organizassem bem o espaço. Uma delas foi a criação de duas bancadas de concreto moldadas in loco que recebem a cozinha, as salas de jantar e de TV, além de um pequeno home office. “Por ela ter várias funções a apelidamos de coringa, e veio daí o nome do projeto”, pontua o arquiteto Zé Guilherme Carceles, que assina a obra junto com o sócio e arquiteto Diogo Luz.

Repaginação

No projeto de interiores, os arquitetos precisaram resolver uma questão crítica do imóvel, que era a presença de um só dormitório. Assim, colocaram um sofá-cama na sala de estar e outro na sala de TV, de forma a acomodar todos os moradores quando estivessem juntos no Brasil. E o dormitório, que antes era aberto, foi fechado por uma porta de madeira.

Mesmo com um programa reduzido, todos os ambientes foram integrados para dar amplitude espacial Foto: QUADRA 2 | Fotografia

Eles também decidiram incorporar o antigo terraço, que era muito grande, para ampliar a sala de estar. Além disso, a cozinha foi aberta e integrada aos demais ambientes.

Entre os revestimentos empregados, destaca-se o piso de taco de madeira cumaru, aplicado em todo o apartamento, criando uniformidade e amplitude.

Um dos pedidos dos moradores era que a decoração fosse neutra para combinar com todos os gostos, estilos e interesses da família. Por isso os tons predominantes são branco, cinza e preto, com a madeira pau ferro compondo a paleta de cores e trazendo um ar mais sóbrio e referências contemporâneas. “O interessante é que o projeto agradou a todos, mesmo eles tendo referências bem distintas uns em relação aos outros”, menciona Carceles.

O único ponto de cor que quebra a neutralidade está nos azulejos amarelos usados no frontão da cozinha.

Por fim, a quantidade de luz natural que os ambientes recebem proporciona um clima mais aconchegante ao apartamento.

Veja outros projetos de apartamento na Galeria da Arquitetura:

Apartamento Adelaide 2 por SQ+ Arquitetos Associados

Apartamento Ibirapuera I, por FCstudio

Apê 62, por Vitrô Arquitetura


Escritório

Casa 100 Arquitetura8 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área construída: 100

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo