> > > Tre Bicchiere JK

Tre Bicchiere JK

Tre Bicchiere JK
Com uma fachada com cerca de 950 taças, o restaurante Tre Bicchiere JK tem uma arquitetura arrojada, que vai ao encontro da sua atmosfera sofisticada e do seu cardápio único Foto/Imagem:Nelson Kon

Restaurante italiano com tripla identidade


A vontade de ter um restaurante sofisticado, com traços arrojados e voltado para a culinária italiana juntou os sócios Cid Simão, Marcos Freitas e o chef de cozinha Rodrigo Queiroz no projeto do Tre Bicchiere JK, localizado no piso térreo do Shopping JK Iguatemi, zona sul de São Paulo.

O conceito do restaurante se mostra logo no nome, que em italiano significa “três taças” contemplando os três responsáveis pelo empreendimento e a protagonista do projeto arquitetônico: uma fachada revestida com 950 taças produzidas com exclusividade na cidade de Murano, na Itália, e empilhadas de ponta, em 52 colunas, criando uma parede monumental.

Tal ousadia partiu do escritório Carbondale, que tem o arquiteto Eric Carlson como titular e assinou projetos como a fachada da Louis Vuitton localizada na avenida dos Champs-Élysées, em Paris, e lojas da grife Dolce & Gabbana em Veneza, Mônaco e Pequim.

Estrutura ímpar

De acordo com Eric Carlson, a junção das características particulares de cada sócio possibilitou a criação de um projeto único, que evita fórmulas, repetição e padronização de estilos, sistemas construtivos e materiais. “Essas especificidades e diferenças me fascinam”, comenta.

A identidade dos proprietários está tão presente no projeto que, ao olhar com mais atenção para as treliças de madeira cumaru que envolvem algumas repartições, percebe-se os perfis de seus rostos impressos. A estrutura de madeira, que foi escolhida para oferecer textura e calor, se estende por todo o teto a fim de esconder luminárias, grelhas de ar-condicionado e suavizar a acústica, além de difundir a luz solar direta e filtrar a vista para a privacidade e conforto do restaurante.

Um trecho da fachada de taças (Foto: Nelson Kon) 

Experiência

Situado no piso térreo com acesso direto ao boulevard do complexo Iguatemi, o restaurante teve toda a estrutura do seu programa pensada para proporcionar uma experiência gastronômica única. Dessa forma, os clientes começam com um aperitivo no bar ou lounge, mudam-se para a salão de jantar ou área VIP para o jantar principal e terminam a noite na sala exclusiva grappa room – concebida como uma caixa de madeira, revestida por dentro e por fora com painéis de cor de mel e prateleiras de livros, oferecendo uma sensação doméstica dentro de um ambiente comercial.

A fachada composta das 950 taças também tem o objetivo de escurecer a vista do restaurante para quem o olha de fora, impedindo que os clientes se sintam superexpostos aos transeuntes. “Eu queria uma percepção parecida com uma miragem para transmitir a qualidade mágica de uma experiência gastronômica sofisticada”, justifica Eric sobre as escolhas dos materiais.

Veja outras restaurantes na Galeria da Arquitetura:

Zillis Bar Lounge & Restaurante, do escritório Gabriel Matravölgyi Arquitetura

Restaurante Ancho Lourdes, do Aptar Arquitetura

Restaurante el Gordo y el Flaco, do VIMARVI

Escritório

Carbondale4 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2012
Área construída: 280

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo