> > > MoDI

MoDI

MoDI
Através do design, o arquiteto Fabio Bruschini ajudou a fortalecer a marca do restaurante MoDI, que abriu sua segunda casa em São Paulo Foto/Imagem:Marco Antônio

Estilo clássico e contemporâneo

Inspirada nos clássicos estabelecimentos italianos, a segunda unidade do restaurante MoDI está localizada no Shopping Higienópolis, em São Paulo, com projeto arquitetônico que fortalece o sucesso da marca.

Responsável pelo trabalho, Fabio Bruschini, do escritório Bruschini Arquitetura, explica que a concepção do projeto veio da primeira unidade, localizada bem pertinho, no bairro da Consolação. Algumas diferenças podem, contudo, ser sentidas, próprias da evolução da identidade visual do grupo. O arquiteto menciona, ainda, que a obra foi planejada com baixo custo e prazo apertado, precisando de uma execução fácil e rápida.

Retrofit gourmet

O ambiente da nova unidade do MoDI tinha pé-direito alto, ao mesmo tempo em que era muito quente por conta dos grandes panos de vidro. “Isso foi resolvido através da redução da altura do teto e da inclusão de forro termoacústico, que fechou a cobertura envidraçada”, explica o arquiteto. A solução adotada trouxe mais conforto ao ambiente e aconchego aos clientes no restaurante.

O layout foi desenvolvido para ser funcional e livre para os garçons Foto: Marco Antônio

O salão e toda a área técnica ficam instalados dentro da estrutura metálica principal da casa. Além de trazer economia para a obra, a manutenção dessa estrutura durante a reforma propiciou um clima industrial para o design, mesclando com o clássico italiano. “Essa mistura de estilos é a base do projeto”, diz Bruschini.

Programa colorido

O restaurante MoDI está instalado em uma antiga área do shopping que é integrada com uma praça externa. Assim, além do bar e do salão, o projeto ganhou um pequeno empório e um terraço protegido apenas por um pergolado e um singelo projeto de paisagismo.

Segundo o arquiteto, os dois ambientes recebem muita cor, por meio dos móveis, objetos e piso revestido de ladrilho hidráulico, quebrando um pouco da sobriedade do salão, que está logo ao lado.

Pensando na integração do interior com o exterior e da arquitetura com o design, o layout foi trabalhado para ser funcional e facilitar o fluxo dos garçons. As laterais das estantes e o centro do salão receberam booths, e um grande aparador de apoio aos funcionários faz a ligação da área principal com o exterior do MoDI.

Automação

A iluminação natural entra através das janelas laterais e, para dar um toque especial ao projeto luminotécnico, o arquiteto utilizou um sistema de automação que cria diversos cenários de dia e de noite.


Fornecedores desta obra

Escritório

Bruschini Arquitetura5 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 450

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo