> > > Escritório da Fazenda Santa Elisa

Escritório da Fazenda Santa Elisa

Escritório da Fazenda Santa Elisa
Os setores administrativos da Fazenda Santa Elisa, produtora de laranja, estavam espalhados em construções antigas dentro da propriedade. Este projeto se propôs a reunir todos eles num único e moderno espaço. Por brro arquitetos Foto/Imagem:André Scarpa

Administrativo em novo espaço

O Escritório da Fazenda Santa Elisa, projetado pelo arquiteto Bruno Rossi, integra um conjunto de ações previstas para modernizar e adequar as instalações da propriedade, cujo principal negócio é a produção de laranja.

Localizada em Santo Antônio de Posse, interior de São Paulo, a fazenda estava com seus setores administrativos espalhados em pequenas construções feitas ao longo do tempo, que tinham sido adaptadas de antigas residências. O objetivo principal do projeto era, portanto, concentrar as atividades de escritório num único e novo espaço.

Uma das premissas, segundo Rossi, foi prever um espaço contínuo, sem a interferência de elementos fixos de estrutura e com divisões transparentes para que houvesse integração visual e física entre os usuários e o entorno.

O novo escritório foi desenvolvido em pórticos metálicos que se penduram em uma grande cobertura, também metálica, sem nenhum pilar interno, e que contém todos os elementos da infraestrutura superior. No piso, a laje de concreto está apoiada numa plataforma metálica solta do chão, em pequenos pilares metálicos. Assim, a construção se caracteriza por dois grandes planos preenchidos pelo programa.

A cota do piso é determinada por uma altura que garante aos usuários a vista da plantação de laranja enquanto estão nas suas posições de trabalho, sobretudo na sala de reunião principal.

Programa corporativo

O programa interno é composto pelas salas comercial e de RH, que estão localizadas na frente da via de acesso principal da fazenda. Ambas possuem grandes balcões de atendimento com a possibilidade de abertura total através de caixilhos em venezianas de madeira. Entre elas está a pequena sala do administrador da fazenda.

Do lado oposto, com a vista mais reservada para a plantação, estão as salas de reunião principal e de trânsito, que corresponde à sala de trabalho dos prestadores de serviço e clientes. Neste mesmo lado, ficam os sanitários e a copa, voltados para o interior do conjunto.

Todas as paredes possuem sistema de fechamentos leves com a aplicação de placas cimentícias aparentes no lado externo e pintura na parte interna. Os fechamentos transparentes são feitos em vidro temperado com perfis de alumínio e travamentos em perfil tubular metálico. Em toda a cobertura foi utilizado forro metálico em grade, que permite a visualização e a manutenção das infraestruturas de elétrica e iluminação.


Escritório

brro arquitetos5 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2016
Área construída: 240

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo