> > > Casa das Bikes

Casa das Bikes

Casa das Bikes
Para realizar o sonho de um casal de ciclistas de morar em uma casa que refletisse a paixão pelo esporte, o escritório Bauer Arquitetura projetou a Casa das Bikes, em Indaiatuba, no interior de São Paulo Foto/Imagem:Click Dois

Ciclismo modernista

Texto: Naíza Ximenes

Para realizar o sonho de um casal de ciclistas de morar em uma casa que refletisse a paixão pelo esporte, o escritório Bauer Arquitetura projetou a Casa das Bikes — uma residência de 387 metros quadrados em Indaiatuba, no interior de São Paulo.

As premissas para o projeto foram bem estabelecidas desde o primeiro briefing. O casal queria que a morada servisse como base para seus treinos entre as competições e que fosse marcada por uma arquitetura moderna, de linhas retas e extremamente prática, oferecendo espaços generosos e integrados.

Após algum tempo de estudos e obras, o resultado foi uma casa térrea, dividida em dois volumes, sendo um social e outro íntimo, com design minimalista.

Bikes em foco

O projeto da Casa das Bikes é marcado pela originalidade. Logo na fachada, há um elemento visual impactante, que ajuda a compor a estética externa: o cobogó de metal preto.

Uma vez dentro da morada, a garagem se torna o ponto focal. Isso porque, apesar de ter sido inicialmente concebida apenas para abrigar bicicletas e carros, o espaço ganhou uma área de estar adicional ao longo da construção, com sofá, televisão e vídeo game. “É um ambiente descontraído para relaxamento após os treinos”, relata o escritório.

Já na entrada para pedestres, através da porta preta ao lado da parede de cobogó, o morador tem acesso à primeira área social da casa: a sala de estar. No ambiente, a preferência por materiais nobres e naturais fica evidente, a exemplo do couro no sofá e da madeira na mesa de centro e no forro ripado.

Além de ganhar uma ligação direta com a cozinha gourmet da casa, a sala de estar ainda foi alinhada visualmente à piscina ao fundo, usada pelos moradores para treinos de natação. Na cozinha, mais elementos em madeira, mármore de cor preta e utensílios em inox completam o design interno. Ao lado da piscina, uma pequena academia foi construída para treinos mais intensos, permitindo que os moradores mantenham sua rotina de exercícios sem precisar sair de casa.

foto do corredor de um bloco privativo. À direita, a parede é formada por um grande painel de cobogó preto metálico. Entre o cobogó e o corredor, há uma parede de vidro. Do lado direito, ficam as portas de acesso às suítes. No fundo, uma pequena parede de pedras e uma escultura centralizada dourada <span height= O acesso ao bloco privativo tem como destaque a grande parede de cobogós pretos. A estratégia permite a entrada de luz natural e compõe a estética minimalista da casa 


A casa foi projetada com uma estética minimalista, que se reflete em todos os detalhes. O acesso à área íntima é outro destaque do projeto, marcado por um grande cobogó de metal preto que separa área interna da área de lazer.

O bloco privativo da casa, por sua vez, foi projetado para oferecer versatilidade e conforto aos amigos e familiares dos moradores. As suítes são espaçosas e possuem varandas individuais, garantindo privacidade a cada um dos hóspedes. 

A suíte do casal é voltada para a piscina, com o diferencial de uma varanda privativa com banheira ao ar livre, além de um amplo closet e banheiro equipado com cuba dupla e chuveiros duplos.

Vale ressaltar que a integração entre os ambientes sociais permite uma circulação fluida e uma conexão visual que amplia a sensação de espaço. Além disso, a escolha de materiais e acabamentos reflete a busca por praticidade e durabilidade, essenciais para um estilo de vida ativo e esportivo.

Confira outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Escritório

Bauer Arquitetura e Engenharia2 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2022
Conclusão da obra: 2023
Área do terreno: 772
Área construída: 387

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo