> > > Stago

Stago

Stago
Finas ripas de madeira revestem a parede suavemente curva até virarem e se estenderem ao forro na recepção do escritório Stago Foto/Imagem:Maíra Acayaba

Exemplo em sustentabilidade

Referência mundial na área de hemostasia e diagnóstico in vitro, o laboratório farmacêutico francês Stago ganhou nova sede no Brasil, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo (SP). A unidade foi concebida pelo escritório franco-brasileiro Arealis, com projeto arquitetônico do prédio assinado por aflalo/gasperini arquitetos.

Os arquitetos Jean-François Imparato, Enrico Benedetti e Mariana Guedes interpretaram valores da marca – como inovação, expertise, qualidade e compromisso – e trouxeram para a arquitetura descontração, cores e texturas que são características do Brasil.

Tapete vermelho

O hall de entrada da Stago caracteriza-se pela posição assimétrica e não central da mesa da recepção, e por finas ripas de madeira que revestem a parede e sobem pelo teto, como se o ambiente acolhesse o visitante. Para que ele aguarde com conforto, um sofá linear foi desenhado pela Arealis especialmente para o projeto.

Como a coloração vermelha caracteriza o laboratório farmacêutico, os arquitetos adotaram essa tonalidade no projeto, especialmente na recepção, o que a deixou mais ‘quente’.

À direita do hall de entrada ficam espaços como a área de descompressão e de café, bem como as mesas dos funcionários do Hot-Line Training, visíveis através uma parede de vidro. À esquerda, ficam a área de Staff OpenSpace, os escritórios fechados da diretoria e a biblioteca com os livros técnicos.

Para garantir uma circulação fluida, os arquitetos criaram uma sinalização no chão na cor vermelha. “Com uma geometria ela se molda na curva da fachada do prédio e é limitada de um lado pelas divisórias das salas fechadas e do outro pela área de Staff OpenSpace”, explicam.

Materiais

Stago - Exemplo em sustentabilidade
A transição entre circulação e área de trabalho é dada pelo piso e pelo forro, revestido com lâminas de madeira preta suspensas que se alternam com as luminárias lineares de LEDFoto: Maíra Acayaba

É na transição entre a área de circulação e a de trabalho que muda a cor do piso, que de vermelho passa para cinza. Da mesma forma, o forro com lâminas de madeira preta suspensas se alterna com a iluminação linear LED.

Os arquitetos retiraram o forro na circulação e na área de Staff para ganhar cerca de 1 m de altura e garantir a sensação de ambientes mais amplos e confortáveis.

Sustentabilidade

Localizada no edifício Berrini One, que já conquistou o selo Green Building e está em processo de obter o selo LEED, a sede da Stago também foi projetada com base em critérios sustentáveis. Ganhou, por exemplo, persianas automatizadas que se abrem ou se fecham de acordo com a incidência solar, reduzindo o consumo do ar-condicionado e estendendo a vida útil dos mobiliários, objetos de decoração e outros.

“Os produtos são desenvolvidos com materiais de alta tecnologia que minimizam as consequências da radiação solar e proporcionam maior conforto térmico aos ambientes”, completam os arquitetos.

O sistema de ar-condicionado possui alta eficiência com unidades multi-split e variador de frequência no compressor elétrico das unidades condensadoras, modulando a refrigeração de acordo com a demanda de temperatura de cada zona climática e contribuindo, assim, com a eficiência energética do sistema.

No projeto de iluminação, luminárias LED de alto desempenho foram utilizadas para auxiliar na redução do consumo energético. Além disso, todos os materiais de piso instalados na Stago possuem certificação Cradle to Cradle®, internacionalmente reconhecida para materiais sustentáveis. “Por fim, todos os elementos em madeira são MDF madeirado, que detêm os principais selos de sustentabilidade ambiental”, concluem os profissionais.


Escritório

Arealis13 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2016
Área construída: 660

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo