> > > Fairmont Copacabana

Fairmont Copacabana

Fairmont Copacabana
O retrofit de um antigo hotel deu lugar ao Fairmont Copacabana, que retrata a beleza do Rio de Janeiro e a exclusividade do grupo Fairmont Hotel & Resort. Projeto de interiores assinado pelo Anastassiadis Arquitetos Foto/Imagem:Ana Mello

Extensão de Copacabana

A rede de hotéis de luxo Fairmont Hotel & Resort escolheu o território carioca para abrir as portas do seu primeiro hotel na América do Sul, o Fairmont Copacabana. O projeto de interiores assinado pelo escritório Anastassiadis Arquitetos reflete a exclusividade da marca.

O estabelecimento foi projetado a partir do retrofit de um antigo hotel e conta com ambientes que proporcionam bem-estar e conforto aos hóspedes. “O trabalho de retrofit é mais útil. Envolve afetividade, mexe com a memória que remete a lembranças e histórias”, comenta a arquiteta Patrica Anastassiadis.

O acesso principal é integrado à calçada, quase como uma extensão da praia de Copacabana, permitindo que a luz natural e a brisa do mar estejam presentes no local.

No terraço, o espaço que separa as duas piscinas propõe uma imersão no panorama da cidade Foto: Ana Mello

Os visitantes são presenteados com a possibilidade de admirar a praia de todas as áreas do hotel. Mas é no terraço que o espetáculo acontece: o panorama da cidade é revelado – podendo ser visto também em áreas abertas ao público geral, como o SPA.

Ambientes

O térreo é marcado pelo piso em mosaico português, reforçando a integração do espaço com a área exterior. A grande bancada da recepção é revestida em mármore verde Alpi, e o mobiliário chama atenção com as mesas de apoio Troy, do Pedro Petry; a poltrona dinamarquesa de Jorge Zalszupin; a poltrona Rimini, da Isabelle de Madri; e o sofá Phili, da própria Patrícia Anastassiadis.

Já no lounge localizado no sexto andar, as duas piscinas são separadas por um lounge de madeira que propõe imersão no design nacional. Poltronas assinadas por Zalszupin, Sergio Rodrigues e Patrícia Anastassiadis complementam a decoração junto com o sofá, mesas de centro e bancos.

O Atelier Adriana e Carlota forneceu telas especiais com a temática do mar, horizonte e plantas aquáticas, que oferecem tranquilidade e leveza ao SPA. Também foi responsável pela pintura especial que recebe destaque no restaurante.

As suítes seguem o padrão de frescor e sofisticação das áreas sociais. As camas, poltronas e sofás são assinados por grandes nomes, assim como os móveis dos demais espaços. E no décimo terceiro andar, fotos de Araquém Alcântara formam um painel.

Veja outros projetos do escritório Anastassiadis Arquitetos:

Palácio Tangará

Mondrian

Araguari 561


Escritório

Anastassiadis Arquitetos13 projeto(s)

Local: RJ, Brasil

Tipo de obra:
Hotéis
Tipologia:
Lazer e Turismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo