> > > Araguari 561

Araguari 561

Araguari 561
O elegante edifício residencial Araguari 561 possui um apartamento por andar e uma fachada que transmite leveza e contemporaneidade Foto/Imagem:Joana França

Verticalidade exclusiva

O Araguari 561 é um empreendimento residencial do bairro de Moema, uma das regiões mais privilegiadas da cidade de São Paulo. Com projeto arquitetônico assinado pelo escritório Anastassiadis Arquitetos, a torre foi desenvolvida para se diferenciar das demais edificações do local.

Para tanto, os arquitetos procuraram desenhar uma fachada leve e elegante, preservando o estilo contemporâneo. Além disso, o ar de exclusividade do empreendimento é mantido pelo reduzido número de apartamentos, apenas 23, sendo um por andar.

Verticalização

Segundo os arquitetos Dhaian Miranda e Anne Galvão, a área de 1.200 m² do terreno era considerada limitada para a construção do edifício e isso levou os profissionais a direcionar o corpo do imóvel para cima. “Como já tínhamos claro que seria um empreendimento moderno, usufruímos da restrição do terreno para tirarmos partido da volumetria do projeto arquitetônico”, explicam.

A partir disso, o Araguari 561 – verticalizado e esbelto – se apresenta caracterizado pelas linhas puras da fachada frontal, a qual segue apenas entrecortada pelos dois pilares horizontais que marcam os terraços.

Neutralidade nas cores e materiais

Como já se destaca pela altura, o edifício recebeu apenas tons neutros, basicamente, com duas tonalidades de cinza. “Trabalhamos uma nuance diferente para não deixar a edificação com um aspecto ‘frio’, pelo contrário, a ideia era provocar a sensação de um lugar aconchegante”, expõem Miranda e Galvão.

Essa base de materiais neutros também é composta por vidros, espelhos e linho cinza associados ao aconchego da madeira, que aparece em peças pontuais de design e dão sofisticação aos espaços de convivência.

As unidades

Araguari 561 - Verticalidade exclusiva
São 23 unidades, sendo um apartamento duplex, com quatro suítes Foto: Joana França

Mesmo sendo extremamente vertical, com 25 andares, o Araguari 561 dispõe apenas de 22 Apartamentos Tipo de 184m² e um Duplex de 350m², situado na cobertura.

São oferecidas aos moradores de três a quatro vagas de garagem e depósito privativo para todas as unidades, assim como salão de festas, espaço gourmet, espaço grill, piscina, sauna seca, fitness e brinquedoteca.

Fachada favorece a ventilação natural

Para tirar vantagem do fato de os apartamentos do Araguari 561 possuírem três fachadas, diversas aberturas foram dispostas com o objetivo de facilitar a ventilação cruzada. Com isso, a parte social de estar pode ser totalmente aberta para o terraço, que ocupa toda a parte frontal e se conecta à cozinha.

“Os dormitórios e as salas recebem o sol da manhã, enquanto a cozinha e área de serviço são iluminadas à tarde. Além das propositais lacunas da fachada, empregamos o vidro em todos os guarda-corpos, já que ele favorece ainda mais a entrada de luz”, contam Dhaian Miranda e Anne Galvão, que ressaltam que o material também foi escolhido para privilegiar a vista dos apartamentos, sem prejudicar a sutileza do projeto arquitetônico.


Escritório

Anastassiadis Arquitetos13 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 1200

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo