> > > Apartamento ABC

Apartamento ABC

Apartamento ABC
Obras de arte de artistas gaúchos e peças antigas de família compõem a reforma da sala do Apartamento ABC, assinada pelo AMBIDESTRO – Projetos de Arquitetura Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Mais espaço e elegância

A sala de estar do Apartamento ABC, em Porto Alegre (RS), foi reformada pelo escritório AMBIDESTRO – Projetos de Arquitetura, adquirindo um design mais amplo, contemporâneo e elegante. Com 35 m², o ambiente que antes era segmentado em quatro partes – duas áreas de estar, sala de jantar e bar de apoio à churrasqueira – ganhou uma nova articulação, que contempla apenas dois espaços contíguos e amplos: estar e jantar.

“Nossa intenção era ampliar o layout e integrar os espaços usados cotidianamente”, comentam João Pedro Crescente e Raquel Zaffalon, sócios no AMBIDESTRO e responsáveis pelo retrofit.

Mobiliário distinto

Peças centrais se destacam no mobiliário, como um sofá com 3 metros de comprimento de um lado e, de outro, um banco para a mesa de jantar com capacidade para até dez pessoas. A escolha de elementos únicos possibilita uma circulação livre pela sala do Apartamento ABC.

A antiga sacada, com pé-direito visivelmente mais baixo, passou a abrigar a sala de jantar do imóvel. “Para caracterizar o espaço, apropriamo-nos dessa variação de altura do teto e usamos um revestimento em madeira natural, de cinamomo aveludado da empresa Schuster Móveis & Design”, explicam Crescente e Zaffalon.

Para ocupar esse ambiente, os arquitetos escolheram peças elegantes, que dialogam com o design de interiores. A mesa de jantar, por exemplo, é do modelo oval Saarinen em mármore branco.

Apartamento ABC - Mais espaço e elegância
As obras de arte são da Galeria Mamute, de Porto Alegre. A grande tela abstrata, nomeada de cabra cega, é da artista gaúcha Claudia Barbisan, e os desenhos e fotografias em pares são da jovem artista Claudia Hamerski Foto: Marcelo Donadussi

Materiais e revestimentos

A sala de jantar do Apartamento ABC é envolvida por painéis de madeira que envolvem também o armário de apoio à churrasqueira. Internamente, este móvel é revestido em laca preta e guarda uma miniadega, entre outros elementos.

A reforma implicou mudanças também no piso do imóvel, sendo que o porcelanato bege alto brilho usado anteriormente foi substituído por uma manta de tecnocimento sem juntas.

Decoração clássica

O toque tradicional da decoração ficou por conta do emprego de peças vintage da família da proprietária, cuidadosamente preservadas. “Neste trabalho, buscamos estabelecer um equilíbrio entre o novo e o antigo, a partir da composição de diferentes elementos. Também colocamos o clássico lustre de cristal da sala de jantar dentro do lavabo para maior destaque”, expõem os arquitetos.

Já a luminária de chão é do modelo Liftda Lumini, de autoria do designer Fernando Prado, e está posicionada ao lado da poltrona Eames em couro envelhecido. Na parede em frente ao sofá está uma peça em mármore Arabescato de 2,70 m, que funciona, entre outras coisas, como aparador e objeto decorativo.

“As obras de arte escolhidas para a decoração do Apartamento ABC são da Galeria Mamute, de Porto Alegre, como a tela abstrata de Claudia Barbisan, artista gaúcha. Já os desenhos e fotografias em pares são de Claudia Hamerski”, concluem os autores do projeto.


Fornecedores desta obra

Escritório

Ambidestro Arquitetura7 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 35

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo