> > > Casa SJ

Casa SJ

Casa SJ
A Casa SJ foi projetada pelo escritório Aguirre Arquitetura para um casal que aprecia receber amigos e familiares. Situada em Uberlândia, ela se destaca por seu extenso programa que se desenvolve em um único pavimento, todo ele permeado pelo verde Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Espaços amplos e acolhedores

Em um condomínio fechado em Uberlândia (MG), a Casa SJ foi projetada para um casal que gosta de receber amigos e familiares. Tendo isso em vista, o escritório Aguirre Arquitetura, responsável pelo projeto arquitetônico, buscou valorizar ao máximo os ambientes de convívio social e criar espaços amplos e acolhedores, permeados pelo verde.

A arquitetura minimalista e funcional estabelece um equilíbrio perfeito com revestimentos naturais, que trazem sensação de conforto e aconchego. A madeira está presente nos painéis e muxarabis, enquanto a pedra reveste muros e pisos.

“A casa possui uma relação marcante com a natureza que se traduz na integração dos jardins e espelhos d'água com os ambientes íntimos e sociais Alexandre Aguirre

O paisagismo, assinado por Daniel Nunes, tem uma posição de destaque no projeto, desempenhando um papel estético e funcional. De acordo com o arquiteto Alexandre Aguirre, a morada foi projetada a partir da ideia inicial de um jardim central, o qual promoveu o direcionamento da distribuição dos cômodos e a criação de uma circulação bem definida que contempla a residência como um todo.

“A casa possui uma relação marcante com a natureza que se traduz na integração dos jardins e espelhos d'água com os ambientes íntimos e sociais”, expõe Aguirre.

Para a fachada, os arquitetos criaram um bloco liso sendo contraposto e abraçado por um muro de pedra moledo que percorre todo o terreno. Junto a um trabalho paisagístico de espécies tropicais e folhagens largas, o muro de pedra agrega um valor estético ao mesmo tempo que protege a privacidade dos moradores. A casa toda é automatizada, destacando o sistema de iluminação, climatização, cortinas e toda a parte audiovisual.

Veja outras residências com programas em um único volume na Galeria da Arquitetura:

Residência Pindaibeiras50, por Pablo Lanza Arquitetura

Casa LLF, por Obra Arquitetos

Casa LEE, por Studio MK27


Escritório

Aguirre Arquitetura13 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Área construída: 770

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo