> > > Casa Patrocínio

Casa Patrocínio

Casa Patrocínio
Recanto de uma jovem família, a Casa Patrocínio valoriza a relação dos materiais naturais com a vegetação. Por Aguirre Arquitetura Foto/Imagem:Israel Gollino

Lazer em abundância

Localizada na cidade em que a nomeia, no oeste de Minas Gerais, a Casa Patrocínio é sinônimo de grandeza, amplitude e abundância. Ela pertence a um jovem casal que buscava um recinto de conforto e lazer, onde suas crianças pudessem brincar e correr livremente.

Na concepção da residência, Alexandre Aguirre evidenciou a arquitetura minimalista. Sua proposta buscou valorizar a relação dos materiais naturais com a vegetação, trazendo a natureza para dentro dos ambientes.

Em 485 m² de área construída, o programa se desenvolve ao redor de um pátio central, em um único pavimento. Aliada à ausência de barreiras visuais, a disposição valoriza a ampla integração dos espaços de lazer e convívio, centrais no projeto.

Presente na área social e na área íntima, no mobiliário e nos revestimentos, a madeira cumaru e a pedra madeira amarela promovem sensação de aconchego. A sala se abre para ambos os lados, contemplando a vista para a paisagem local e propiciando a ventilação cruzada.

A sala se abre para ambos os lados Foto: Israel Gollino

A piscina vívida faz par com as plantas de grande porte que lhe conferem sombra em alguns momentos do dia. Ladeada pelos brises, ela acompanhando paralelamente o volume da área privativa que, além das suítes, abriga um espaço para a prática de atividade física.

A fachada de traços horizontais e lineares determina a volumetria pela qual a casa é reconhecida. Nela, as paredes revestidas por pedra contrapõem a platibanda lisa e branca. Selando a harmonia de todos os elementos, o paisagismo frontal confere beleza e privacidade aos moradores.


Escritório

Aguirre Arquitetura11 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Conclusão da obra: 2016
Área construída: 485

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo