> > > Lufthansa Group

Lufthansa Group

Lufthansa Group
Assinada pelo AFGR Arquitetos, a nova sede brasileira do Lufthansa Group tem estilo industrial e mais de 650 m² de espaços que proporcionam bem-estar e contribuem para a produtividade dos colaboradores Foto/Imagem:Mariana Orsi

Hangar corporativo

Em uma área de 650 m², a nova sede brasileira do Lufthansa Group foi assinada pelo AFGR Arquitetos, vencedor da seletiva de escritórios para desenvolvimento e realização do projeto. O local conta com espaços modernos e naturalmente iluminados.

Os clientes pediram um ambiente que agregasse valor à empresa, auxiliando no bem-estar e produtividade dos colaboradores. Assim, o conceito ganhador foi estruturado em cinco pilares: setorização, open space, volumetria, espaços flexíveis e linguagem industrial.

Boas-vindas

Todas as quatro salas do andar foram ocupadas pelo grupo, de modo que os arquitetos puderam unificar a laje, que é dividida apenas pela recepção e hall de elevadores.

Na entrada, pendentes redondos em série orientam o visitante quanto ao local onde será atendido. O móvel do balcão tem formato semelhante a uma asa de avião, remetendo ao carro-chefe da empresa sem obviedade. Ao fundo, o revestimento em placas cimentícias contrasta com um acabamento em chapa perfurada que oculta o acesso ao depósito de materiais essenciais para a recepcionista.

Programa e layout

A divisão por setores foi fundamental, pois definiu onde ficariam os espaços abertos e os fechados, como a área financeira, administrativa e de recursos humanos. Também ao lado esquerdo da planta, o marketing foi idealizado sem grandes divisórias, de acordo com o estilo de trabalho e perfil dos profissionais desta função. A área de vendas ficou ao lado direito, próxima à sacada existente, possibilitando a integração de todos estes espaços em eventuais confraternizações.

Provavelmente, o maior elemento de flexibilização espacial deste projeto é a arquibancada. Composta por estrutura metálica com fechamentos de placa cimentícia e revestimento de piso vinílico, ela atende ao convívio diário, descompressão, festas e treinamentos.

A arquibancada é um grande elemento de flexibilização espacialFoto: Mariana Orsi

A forma como o pé-direito duplo foi aproveitado é interessante: o mezanino baseia-se em caixas – destinadas ao foyer, salas de reunião, vestiário e ao setor Lufthansa Systems. Perto dali, o teto externo, instalações e dutos foram pintados em um tom de azul Pantone, cor característica da empresa.

Materialidade

Toda a linguagem industrial se dá pela escolha dos materiais e suas aplicações. Instalações à mostra, áreas sem forro, chapas metálicas que remetem a containers, concreto aparente e elementos em estado bruto foram inspirações vindas da fuselagem de um avião ou das características de um hangar, já que aviação é o principal ramo de atividade da companhia alemã.


Escritório

AFGR Arquitetos1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2019
Conclusão da obra: 2019
Área construída: 650

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo