Logo Construmarket
Banner

SouSmile

SouSmile
Conhecida por desenvolver alinhadores odontológicos e clareadores a preços acessíveis, a startup brasileira SouSmile convidou a equipe do Superlimão para projetar sua nova sede em São Paulo. Imagens: Maíra Acayaba
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile
SouSmile

Fábrica de sorrisos

Texto: Giullia Souza

A SouSmile, startup conhecida por desenvolver alinhadores odontológicos e clareadores a preços acessíveis, convidou a equipe do Superlimão para projetar sua nova sede em São Paulo. Os arquitetos não economizaram no uso de cores e na criatividade – marca registrada do escritório.

Em um galpão em Pinheiros, o projeto de 500 m² visava atender um programa que acomodasse a área administrativa, a área de produção dos alinhadores e os profissionais (dentistas que fazem as análises clínicas e o planejamento dos tratamentos). Através da arquitetura, a empresa brasileira tinha como objetivo transmitir as características implícitas no DNA da marca, como eficiência, transparência, alegria, autoestima e cuidado.

Com pé-direito alto e iluminação natural, a nova casa é espaçosa e flexível. Logo na fachada, há uma grande abertura promovida por um portão de enrolar. Os tijolinhos foram pintados de branco e a vivacidade do restante da paleta de cores foi decidida através de um intenso estudo sobre a SouSmile.

A área externa, localizada no recuo frontal do terreno, encaminha as pessoas para dentro do galpão, onde a copa com um estar generoso recebe funcionários e visitantes para reuniões colaborativas. Ainda na entrada, uma arquibancada e uma sala de atendimento para treinamentos completam as boas-vindas – neste espaço, todo o processo de venda da loja física é simulado e treinado.

Com pé-direito alto e iluminação natural, a nova casa é espaçosa e flexívelFoto: Maira Acayaba

Sob o mezanino, está a área de produção dos alinhadores odontológicos, o que demandou do projeto atenção técnica para questões de exaustão, qualidade do ar e revestimentos adequados.

Dispostas na diagonal, parte das estações de trabalho criam certo movimento no pavimento térreo. Além do convencional, espaços para estimular conversas e trocas entre a equipe foram criados. Um phonebooth com acústica e eco shape dá a privacidade necessária para conversas mais reservadas.

Uma passarela com escadas leva para o andar superior, onde estão as salas de reunião nas duas extremidades da edificação. Para que todos os participantes aproveitem 100% a tela de monitores, a opção dos arquitetos foi priorizar o layout de uma das salas com mesa triangular.

A simplicidade dos materiais é um dos destaques. O uso das curvas em policarbonato na sala de atendimento, o piso em concreto, o mezanino metálico, a iluminação em LED e o mobiliário de trabalho desenhado digitalmente... tudo isso levou a um resultado que é a cara do cliente.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área construída: 500 m²
Veja outros projetos relacionados