Abrigada num imóvel de 85 m² na Vila Nova Conceição, em São Paulo, a Riccio Cucina Artigianale é um mix de padaria e restaurante. Sem mesas e com poucas banquetas, o projeto assinado pelo Superlimão tinha como partido oferecer um ambiente gostoso para um café ou uma breve refeição.
Na fachada, um pórtico de estrutura metálica laranja contrasta com a pintura verde dos tijolos antigos descascados. Portas de correr em trilhos independentes se abrem quase que completamente e revelam um interior cativante de arquitetura abundante em detalhes.
A equipe de arquitetos tirou partido da construção existente e expôs os reforços estruturais do pilar central. Agregando à proposta do cenário, a nova estrutura metálica ganha espaço e contrapõe à antiga alvenaria. No chão, o piso de caco de mármore com rejunte em granilite foi reaproveitado.
O layout dá destaque ao balcão, composto por materiais nobres, aplicados de forma descontraída, como o latão oxidado e plissado que remete a uma forminha de doce.
Feita em chapa perfurada e vergalhão, a estante envolta por uma estrutura de madeira – antiga porta que seria descartada de uma obra – separa o ambiente principal da escada de acesso à cozinha no andar superior, onde toda a fabricação é feita diariamente. Além das pitadas de amor, as receitas levam ervas e temperos vindos de uma torre de paisagismo paralela pensada especialmente para a produção artesanal.
No banheiro, o projeto brincou com o significado da palavra 'Riccio' (porco-espinho). Aliadas a uma iluminação retrô, cavilhas de alturas diversas simulam o arredondado do dorso do animal, finalizando o projeto com um toque divertido que é marca registrada do Superlimão.
Escritório
Termos mais buscados