Texto: Naíza Ximenes
O carismático humorista brasileiro Mussum ganhou mais uma homenagem para a conta: o Bar do Mussum, no Rio de Janeiro, projetado pelo escritório de arquitetura Superlimão.
Natural da Barra da Tijuca e falecido em julho de 1994, Mussum (apelido de Antônio Carlos Bernardes Gomes) marcou uma geração inteira ao participar do quarteto Os Trapalhões, programa de televisão exibido aos domingos em uma rede de televisão aberta brasileira.
A missão dos arquitetos não era fácil, já que o projeto deveria fazer alusão ao admirável histórico do artista. A solução, no entanto, estava clara: apostar na cerveja como elemento decorativo — já que, além da paixão do humorista pela bebida (que ele carinhosamente chamava de “suco de cevadis”), os arquitetos ainda poderiam explorar a identidade visual da cerveja artesanal batizada com o mesmo jargão de Mussum, a Cacildis.
Como o intuito era criar um projeto convidativo e que refletisse a boemia carioca, os arquitetos do Superlimão apostaram em uma paleta de cores viva em todo o ambiente, aliada a um design industrial. Homenageando Mussum, a entrada é marcada pelo grande logo do bar, na ponta do telhado que cobre a área da arquibancada.
Assim como o pequeno balcão de recepção, toda a arquibancada é formada por engradados da cerveja Calcildis cobertos por ripas de madeira, que formam os degraus. Do lado direito, janelas de vidro protegem o espaço, sem prejudicar a entrada de luz natural no interior.
“O Bar do Mussum fica em um shopping a céu aberto, com a fachada voltada para um boulevard. Ali, os visitantes aproveitam ao ar livre, principalmente nos momentos de roda de samba”, explica o escritório.
Uma vez dentro do estabelecimento, o visitante pode escolher entre se acomodar em uma das mesas do salão, à esquerda, ou ir direto para o balcão, no fundo. No salão, as mesas de madeira com cadeiras de aço são harmonizadas com a grande composição de latinhas de cerveja no topo da parede. Dispostas em formato sinuoso e combinadas com vegetação, elas simbolizam um sonho antigo do personagem — o “pé de mé”, outro apelido carinhoso do artista para a cerveja — e se estendem por todo o local.
Ao se direcionar para o balcão, o visitante é recebido pela própria imagem de Mussum em um forro retrô internamente iluminado e com ares de afresco. Embaixo da imagem, o balcão principal no formato de um grande copo americano cheio de cerveja é o destaque.
O formato é circular, o espaço de apoio branco simboliza o colarinho, o vidro amarelo retrata a cerveja e até as proporções são idênticas a de um copo. “A iluminação em LED destaca as bolhas, aumentando ainda mais a sensação de um copo recém-servido”, explicam os arquitetos.
O cobre é outro elemento importante do design. Presente na chopeira e nos canos que decoram as paredes, o revestimento se funde com os lambe-lambes, televisores antigos e gradis em metal preto pela parede.
Por fim, o bar na extremidade oposta à arquibancada completa o projeto. Patrocinado pela marca de vodka Absolut, o balcão foi iluminado com luzes neon brancas e roxas, que se repetem no letreiro em vermelho. Com a ilustração “mééé!”, o desenho faz uma brincadeira com o som feito pela cabra de plástico colada no espelho e o apelido que Mussum deu à bebida.
Confira outros projetos de Superlimão:
Escritório
Termos mais buscados