Logo Construmarket
Banner

Boca Rosa Company

Boca Rosa Company
Na capital de São Paulo, o Studio KaJu projetou a Boca Rosa Company — empresa da influenciadora, empresária, youtuber, diretora criativa, atriz e apresentadora, Bianca Andrade. Imagens: Allan Goes do Nascimento
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company
Boca Rosa Company

Na vida de Boca Rosa

Texto: Naíza Ximenes

SPOILER ALERT: Bianca Andrade abre as portas da Boca Rosa Company para a Galeria da Arquitetura!

Bianca, Boca Rosa, Bia... a influencer que conquistou a comunidade brasileira de maquiagens é conhecida por muitos nomes. Famosa pelas façanhas de marketing, Bianca Andrade construiu um verdadeiro hub de profissões em torno da marca “Boca Rosa”.

O resultado disso é o surgimento da Boca Rosa Company: um espaço que reúne os esforços da influenciadora, empresária, youtuber, diretora criativa, atriz e apresentadora, com o máximo possível de sinergia entre as redes de apoio de cada função. E qual o melhor adjetivo para a empresa senão... “instagramável”?

A palavra foi o conceito norteador do projeto de arquitetura idealizado pelo Studio KaJu, que adaptou todos os ambientes da empresa (literalmente todos) de acordo com a identidade visual da Boca Rosa: da recepção à copa, banheiros, coworking, sala de reuniões e estúdio fotográfico.

Necessidades de uma influencer

A Boca Rosa Company fica em um bairro badalado da capital paulista. Com salas comerciais já alugadas, as arquitetas do Studio Kaju receberam um programa de necessidades bem definido por Bianca e sua equipe.

O pedido foi por um espaço setorizado em dois ambientes: de um lado o coworking e, do outro, a sala de reunião e o estúdio de Bianca. No meio, deveria ficar a recepção. “O coworking acomoda toda a equipe da Bianca”, explica Kamila Pasqualli, uma das arquitetas envolvidas. “Ele fica à esquerda da recepção central, e, no lado direito, deixamos o espaço dedicado a reuniões, à copa e ao ambiente individual da Bianca, que inclui o camarim e o escritório privativo.”

Necessidades definidas, as arquitetas partiram para o visual. A aposta foi em um movimento escapista, com características que simbolizam o fun design. O desafio, no entanto, foi unir conceito e estratégia comercial em um único projeto. 

Em entrevista à Galeria da Arquitetura, as arquitetas contaram que embarcaram nos estudos de marketing aliado ao design, de forma que pudessem projetar ambientes “instagramáveis”, conectados entre si e com nuances claras da identidade visual da marca Boca Rosa.

Boquinhas e mais boquinhas

Uma vez na Boca Rosa Company, o visitante se vê em uma recepção de contos de fadas. Batizado de “Hall Aurora”, a entrada foi inteiramente inspirada na aurora boreal. Apesar de as paredes e o mobiliário serem brancos — a exemplo do sofá no formato de boca, da mesa em mármore carrara e da Poltrona Grape, também de autoria do Studio KaJu —, o teto ganhou várias placas de acrílico em formato orgânico e revestidos por película dicroica: o verdadeiro destaque do espaço.

Isso acontece porque essa película se comporta como um “camaleão de cores”, quase como um furta-cor, concebendo cenários diferentes a depender da iluminação. Com o projeto luminotécnico idealizado especialmente para a recepção, ora em luz branca, ora em luz rosa neon (assim como no ícone de boca da mesa), o hall se transforma. Pequenas mãos “surgem” das paredes, em mais uma estratégia para a estética fun design.

Na porta à esquerda, o visitante tem acesso ao coworking. Um pequeno corredor conecta o hall ao espaço de trabalho, com uma porta intermediária: a entrada para o “Lavabo High Touch”. O espaço ganhou chão, paredes e teto pintados de azul bem escuro, várias mãos e arandelas pelas paredes, iluminação em LED rosa e louças pretas.

Apelidado de “Fifty Shades of Aurora”, o coworking é outro que ganhou um conceito próprio. Baseado no yin-yang, metade do espaço é preta e a outra metade é branca, dos revestimentos ao mobiliário. Ainda assim, como se trata de um espaço de trabalho, o design ganhou aspectos mais sóbrios.

À esquerda, do lado preto, fica a área social (com bistrô, café, geladeira e bar). Mais um elemento de autoria do escritório completa o mobiliário: a banqueta Pitaya, também na cor preta. Uma geladeira acoplada à estrutura fica à disposição dos colaboradores, que também podem se servir das amenidades na área do café, ao lado, feita de mármore preto da empresa Mont Blanc. 

A iluminação é outro destaque, com foco no LED rosa (nas lâmpadas acopladas às mãos pelas paredes e no logo que diz “Boca Rosa Café Bar”) e amarelo (que forma toda a adega ao lado do café).

Atrás das mesas e banquetas Pitaya, estão duas grandes estações de trabalho, divididas por uma baia central. Nessa estrutura, há outros dois recursos de design: a divisão das cadeiras (pretas de um lado da baia e brancas do outro) e o revestimento das divisórias com a mesma película dicroica.

ambiente com várias baias de trabalho no primeiro plano, cadeiras brancas à direita, divisórias revestidas por material furta cor e um letreiro que diz Boca Rosa Coompany no fundo A película dicroica reveste todas as divisórias das baias de trabalho. De um lado, as cadeiras são pretas. Do outro, brancas


No lado branco do coworking, o sofá, a mesa de centro e as poltronas são todos de cor cinza claro. As paredes, agora brancas, ganharam mais luzes de LED rosa, dividindo espaço com a grande janela. Por fim, uma pequena sala de reunião é contornada por portas de vidro de correr revestidas também pela película dicroica. O local ganhou cortinas e paredes brancas, mesa de mármore Carrara com espaço para seis cadeiras transparentes e mãos que seguram uma grande TV.

Voltando ao hall central, o corredor à direita é um acontecimento à parte. Apelidado de “Infinity”, o espaço ganhou espelho e quadros de luz pela parede, chão e teto que dão a sensação de um caminho infinito. O visitante pode entrar na copa à direita (inteiramente em tons de rosa) ou, um pouco mais à frente, à esquerda, na sala de reuniões “Poisy Kiss”.

No espaço Poisy Kiss, as paredes brancas são repletas de pequenas bocas pretas, em alusão à marca. Uma grande mesa central de mármore branco Carrara é rodeada por poltronas Pitaya, na cor branca. Todo o espaço é iluminado por grandes janelas de vidro, do chão ao teto, que permitem grande entrada de luz natural.

A última porta do corredor leva o visitante aos ambientes privados de Bianca Andrade. O acesso acontece pelo estúdio fotográfico — todo branco, com algumas pequenas bocas brancas na parede e outro sofá em formato de boca —, onde há uma outra porta, que leva ao camarim.

Pensado para as transmissões ao vivo e para os easter eggs da marca (uma mensagem ou um programa escondido dentro de uma outra mídia), o ambiente — que também atua como um espaço de maquiagem — tem um conceito monocromático em tons de rosa, com uma verdadeira vitrine de produtos da marca na direção oposta ao espelho. Por último, uma segunda porta conecta o camarim ao escritório pessoal de Bianca Andrade. Este, por sua vez, foi inteiramente adornado com tons de azul e branco.

“O espaço exclusivo da Bianca foi setorizado em três ambientes”, explica a arquiteta. “O primeiro é o espaço fotográfico, seguido pelo ambiente de maquiagem e escritório pessoal. O design reflete a dualidade da Bianca: o lado ‘Like a Bitch’, rosa, e o lado ‘Like a Boss’, azul.”

Confira outros projetos de Galeria da Arquitetura:

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2021
  • Conclusão da obra: 2021
  • Área do terreno: 188 m²
  • Área construída: 188 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados