Texto: Naíza Ximenes
No cenário dinâmico de Sorocaba, no interior de São Paulo, o escritório de arquitetura Königsberger Vannucchi projetou o edifício Ícone Planeta, um empreendimento de cunho residencial.
Redefinindo os padrões de altura e conceitos urbanísticos, a construção se destaca na cidade não só pela estética, mas também pelas dimensões, já que ganhou o título de edifício mais alto do interior do Brasil.
Erguido em apenas 37 meses de construção, o prédio possui mais de 22 mil metros quadrados de área construída, divididos em 141 metros de altura.
O edifício Ícone Planeta ganhou uma estrutura singular, com escalonamentos ao longo de toda a extensão do prédio. O intuito era proporcionar visuais desobstruídos e uma volumetria única à estrutura.
Para isso, os arquitetos investiram em terraços amplos e janelas estrategicamente posicionadas, que compõem a lista de destaques do projeto. Aliadas aos escalonamentos, essas estruturações das plantas tipo contribuíram para o reconhecimento do projeto por uma integração harmoniosa com o entorno, garantindo o título de gentileza urbana ao edifício.
Engajados na criação de verdadeiros jardins nas alturas, os arquitetos também apostaram na minimização de muros e gradis, enfatizando a relação agradável entre o espaço público e as áreas comuns do edifício. As estratégias tinham o intuito de criar uma atmosfera convidativa e acolhedora para os moradores.
Com três apartamentos por andar, o edifício ganhou iluminação e ventilação cruzada em todas as unidades. “O resultado é uma volumetria singular a ser observada de diversos pontos de vista em Sorocaba e no entorno próximo”, afirma Alexandre Daud, Diretor Associado da Königsberger Vannucchi.
Entre os desafios da obra, estava a garantia da segurança estrutural do prédio. Após uma bateria de testes rigorosos, a equipe de segurança determinou os esforços e cargas de vento que edifício aguentaria, resultando em soluções robustas para garantir a estabilidade da estrutura.
“A presença de um núcleo central de concreto, apoiado por uma fundação sólida, assegura a resistência e a durabilidade do edifício”, explicam os profissionais.
Além da imponência visual, o Ícone Planeta também oferece uma variedade de amenidades exclusivas para seus moradores. O Sky Health Club & Spa, no 21º andar, proporciona momentos de relaxamento e bem-estar, enquanto o Sky Lounge & Gourmet, no 29º andar, oferece um ambiente sofisticado para entretenimento e convívio social.
O edifício também ganhou portaria com serviço de delivery, hall com entradas sociais e de serviço independentes, vagas para visitantes, energia fotovoltaica para a área de lazer, iluminação em LED nas áreas compartilhadas e sistema de reuso de água pluvial para torneiras de lavagem e irrigação.
Os muitos recursos tecnológicos e ecologicamente responsáveis — em especial, o uso da energia fotovoltaica, a iluminação em LED e o sistema de reuso de água pluvial — garantem o teor sustentável da obra.
Confira outros projetos de Königsberger Vannucchi:
Escritório
Termos mais buscados