Logo Construmarket
Banner

Ícone Planeta

Ícone Planeta
No cenário dinâmico de Sorocaba, no interior de São Paulo, o escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados projetou o edifício Ícone Planeta, um empreendimento de cunho residencial. Imagens: Pedro Vannucchi
Ícone Planeta
Ícone Planeta
Ícone Planeta
Ícone Planeta
Ícone Planeta
Ícone Planeta
Ícone Planeta
Ícone Planeta
Ícone Planeta
Ícone Planeta

No interior do Interior

Texto: Naíza Ximenes

No cenário dinâmico de Sorocaba, no interior de São Paulo, o escritório de arquitetura Königsberger Vannucchi projetou o edifício Ícone Planeta, um empreendimento de cunho residencial.

Redefinindo os padrões de altura e conceitos urbanísticos, a construção se destaca na cidade não só pela estética, mas também pelas dimensões, já que ganhou o título de edifício mais alto do interior do Brasil.

Erguido em apenas 37 meses de construção, o prédio possui mais de 22 mil metros quadrados de área construída, divididos em 141 metros de altura.

Integração e arquitetura

O edifício Ícone Planeta ganhou uma estrutura singular, com escalonamentos ao longo de toda a extensão do prédio. O intuito era proporcionar visuais desobstruídos e uma volumetria única à estrutura.

Para isso, os arquitetos investiram em terraços amplos e janelas estrategicamente posicionadas, que compõem a lista de destaques do projeto. Aliadas aos escalonamentos, essas estruturações das plantas tipo contribuíram para o reconhecimento do projeto por uma integração harmoniosa com o entorno, garantindo o título de gentileza urbana ao edifício.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Engajados na criação de verdadeiros jardins nas alturas, os arquitetos também apostaram na minimização de muros e gradis, enfatizando a relação agradável entre o espaço público e as áreas comuns do edifício. As estratégias tinham o intuito de criar uma atmosfera convidativa e acolhedora para os moradores.

Com três apartamentos por andar, o edifício ganhou iluminação e ventilação cruzada em todas as unidades. “O resultado é uma volumetria singular a ser observada de diversos pontos de vista em Sorocaba e no entorno próximo”, afirma Alexandre Daud, Diretor Associado da Königsberger Vannucchi.

Foto da sala de estar de uma das unidades do prédio Ícone PLaneta, em que as paredes são todas as vidro. É possível ver toda a cidade no horizonte<span height= As vistas desobstruídas eram uma das premissas do projeto


Entre os desafios da obra, estava a garantia da segurança estrutural do prédio. Após uma bateria de testes rigorosos, a equipe de segurança determinou os esforços e cargas de vento que edifício aguentaria, resultando em soluções robustas para garantir a estabilidade da estrutura.

“A presença de um núcleo central de concreto, apoiado por uma fundação sólida, assegura a resistência e a durabilidade do edifício”, explicam os profissionais. 

Além da imponência visual, o Ícone Planeta também oferece uma variedade de amenidades exclusivas para seus moradores. O Sky Health Club & Spa, no 21º andar, proporciona momentos de relaxamento e bem-estar, enquanto o Sky Lounge & Gourmet, no 29º andar, oferece um ambiente sofisticado para entretenimento e convívio social.

O edifício também ganhou portaria com serviço de delivery, hall com entradas sociais e de serviço independentes, vagas para visitantes, energia fotovoltaica para a área de lazer, iluminação em LED nas áreas compartilhadas e sistema de reuso de água pluvial para torneiras de lavagem e irrigação.

Os muitos recursos tecnológicos e ecologicamente responsáveis — em especial, o uso da energia fotovoltaica, a iluminação em LED e o sistema de reuso de água pluvial — garantem o teor sustentável da obra.

Confira outros projetos de Königsberger Vannucchi:

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2019
  • Conclusão da obra: 2023
  • Área do terreno: 2.703 m²
  • Área construída: 22.079 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados