Os proprietários da instituição St. Nicholas School queriam um projeto diferenciado, que implicasse em qualidade e diversidade para o ambiente escolar, quebrando a monotonia. Com essa premissa, os arquitetos do escritório aflalo/gasperini arquitetos deram início à construção localizada em Santana de Parnaíba (SP). O projeto aqui descrito corresponde à primeira fase da obra da segunda unidade da escola.
O partido arquitetônico iniciou-se com uma implantação dinâmica, fazendo com que os blocos da St. Nicholas School não ficassem paralelos, mas criassem pátios triangulares. Esse desenho de planos inclinados tornou-se o gene da fachada, criando espaços protegidos e sombreados.
“Nossa dificuldade foi encaixar todo o programa, atendendo à funcionalidade da escola, ao crescimento do número de alunos e às demais necessidades. Uma solução foi separar os blocos de atividades esportivas e de atividades de artes em grupos de séries, como ensino infantil, fundamental e médio, fazendo com que todos se conectassem a uma circulação principal, sendo esse o destaque do projeto”, relata o arquiteto Luis Felipe Aflalo Herman, um dos sócios diretores do escritório.
Espaços de convívio, como o refeitório, as quadras, o teatro, o campo de futebol e o complexo de artes, estão espalhados no meio do grande jardim, que separa os blocos de salas de aula.
As salas de aula da St. Nicholas School são contornadas por um corredor contínuo e, na área oposta, por uma varanda coberta, local onde acontecem as atividades artísticas. O primeiro espaço está iluminado por uma claraboia, e o segundo conta com pergolado de concreto, que possibilita a entrada de luz natural de forma controlada. Na varanda, o pé-direito é maior por causa do perfil inclinado da construção.
O conjunto da implantação é dinâmico e conta com volumetria simples e contemporânea, que explora os planos inclinados, tanto como solução espacial, como funcional. Isso cria espaços diversos entre os blocos que foram tratados como espaço de lazer, recreio e jardim para contemplação.
“É uma escola com qualidade de vida para o aluno, com muita iluminação e ventilação natural. Procuramos criar espaços diversos que podem ser explorados pelos alunos ao longo do seu crescimento escolar”, comenta Herman.
O desenho do projeto se dá pela composição equilibrada de espaços ocupados e os vazios gerados entre eles. Como diferencial, cada ambiente tem uma característica única, de forma que seja viável criar múltiplas possibilidades de experiências didáticas.
“O desenho da escola St. Nicholas School proporciona leveza na arquitetura. Falando em termos funcionais, ajuda a controlar a permanência das crianças no perímetro das salas de aula”, conclui o arquiteto.
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