Logo Construmarket
Banner

Casa Ita

Casa Ita
A Casa Ita fica na zona rural de Minas Gerais, em Itapeva, e foi projetada pelos escritórios Studio Zanskar e TAU Arquitetos. Imagens: Manuel Sá
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita
Casa Ita

Imersão disruptiva

Texto: Naíza Ximenes

Fugindo de um projeto residencial padrão e cercada por natureza, a Casa Ita, localizada em Itapeva, zona rural de Minas Gerais, é formada por dois pavilhões – um social e outro privativo. A morada foi projetada pelos escritórios Studio Zanskar e TAU Arquitetos para ocupar 502 metros quadrados de um terreno de 59 mil metros quadrados.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Muito mais que uma habitação, a residência tinha a premissa de estimular a convivência com o ambiente externo, bem como criar uma experiência imersiva para os moradores e visitantes. O intuito era construir com uma abordagem discreta, preservando a integridade visual da zona rural e garantindo uma obra que transcendesse as fronteiras entre rústico e contemporâneo.

Assim, ao analisar as limitações da topografia local, a equipe de arquitetos apostou na construção de dois blocos estruturados em pórticos metálicos: um social e outro privado. Entre os pavilhões, há uma grande área externa avarandada que conecta os usos, destacando a piscina como elemento central.

foto da área social da Casa Ita, com um sofá em L em primeiro plano, poltrona à direita, mesas e cadeiras da sala de jantar ao fundo e panos de vidro por toda a extensão à direita<span height= As esquadrias de vidro garantem não só integração total com a área externa, como também iluminação natural abundante no interior dos pavilhões 


A estrutura foi pensada para respeitar o declive natural do terreno, garantindo aproveitamento máximo da luz solar logo ao amanhecer e das vistas para o rio ao leste da casa. Além disso, a disposição também assegura maior privacidade em relação à rua superior e maior proteção do sol intenso em momentos de grande incidência. A cobertura inclinada acompanha essa dinâmica, criando volumes que se abrem para a paisagem com sutileza.

Contraste que encanta

O pavilhão social é o ponto de encontro da Casa Ita. Nele, ficam uma ampla sala de estar, outra de jantar, cozinha, área gourmet, lavabo e área de serviços. Todo o bloco é marcado por grandes esquadrias de vidro que integram área interna e externa, voltando o espaço social para a piscina.

Já o pavilhão íntimo, mais próximo à mata e ao rio, é um convite à introspecção, e tem duas suítes, uma sala de estar, jantar e cozinha. Ambos os pavilhões compartilham do mesmo sistema estrutural, definido por pórticos em estrutura metálica com beiral para os dois lados da construção. O pé-direito é de 4,0 metros na frente e de 2,3 metros nos fundos.

Equilibrando tradição e modernidade, o design é composto por elementos rústicos (como a pedra Moledo, que reveste as paredes tanto interna quanto externamente) e soluções contemporâneas (como a estrutura metálica preta e o forro de madeira ripada no teto de ambos os blocos).

Esse contraste na materialidade reforça a identidade rural do contexto, mas sem renunciar à sofisticação. A integração visual criada pelo vidro valoriza o entorno e permite que a paisagem seja protagonista, em harmonia com o conforto oferecido pela residência.

No espaço de lazer, o paisagismo ao redor da piscina complementa a vegetação nativa. A inclinação da cobertura e a altura diferenciada dos pavilhões maximizam o conforto térmico e a iluminação natural, criando espaços que são, ao mesmo tempo, funcionais e poéticos.

Confira outros projetos de TAU Arquitetos:

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2021
  • Conclusão da obra: 2023
  • Área do terreno: 59.000 m²
  • Área construída: 502 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados