> > > JHouse

JHouse

JHouse
Os moradores da Casa JHouse convidaram os arquitetos do Zooco Estudio para dar uma nova aparência à morada. Ela está localizada em Madri, na Espanha Foto/Imagem:Imagen Subliminal

De cara nova

A ideia de construir uma casa dentro de outra norteou o projeto de reforma da JHouse, que fica em Madri, na Espanha. Para o time de arquitetos do Zooco Estudio –responsável pelo projeto – significou mais um processo de construção do que uma reforma de interiores, já que possui estrutura própria.

A residência era um loft aberto que foi construído no final do século XX com estruturas de sustentação e abóbadas catalãs. O novo projeto constituiu na criação de ambientes fluidos e de um mezanino, que organizam o programa na parte superior e inferior.

Após a reforma

O morador pedia um programa extenso, que deveria incluir estruturas para sustentar as lajes. “Queríamos que a estrutura fosse a mais fina possível, então tinha que ser metálica. Por isso, optamos pelo perfil de metal lacado branco com 8 cm x 8 cm”, explica o arquiteto.

No térreo, está a suíte principal, um lavabo e uma área semiaberta e indefinida – que no futuro pode ser outro ambiente. E no mezanino ficam o segundo dormitório e uma área de estudos conectada por um corredor que é destinado à leitura. No mesmo pavimento estão a cozinha e as salas de estar e jantar, totalmente conectadas.

“Ainda que você possa observar muitos aspectos da vida cotidiana que influenciaram o projeto, em nossas referências destaca-se a arquitetura japonesa da atualidade – com uma mistura perfeita de elementos tradicionais e a leveza nas cores dos ambientes”, conta o arquiteto.

Cinco elementos em evidência

Cinco materiais têm predominância no projeto: tijolinhos aparentes com acabamento em tinta plástica branca; madeira de pinho que constitui grande parte dos pisos da casa e algumas divisórias da estrutura; estrutura metálica lacada em branco; vidros; e o concreto aparente, que gera uma continuidade nas superfícies como o piso da cozinha, dos banheiros e da área de trabalho.

Os outros materiais foram escolhidos para se misturar com parte do piso de pinho existente e branco das paredes.

Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Residência PLM 3.0

Datalab Serasa Experian

Casa HC


Escritório

Zooco Estudio14 projeto(s)

Local: MA, Espanha
Conclusão da obra: 2018

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo