> > > Hospital Mater Dei

Hospital Mater Dei

Hospital Mater Dei
Construído em aço, hospital oferecerá aos pacientes excelentes instalações e conforto constante, com tecnologias sustentáveis e design Foto/Imagem:Zanettini Arquitetura, Planejamento e Consultoria

Um exemplo para a saúde

A Nova Unidade do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, tem como premissa oferecer aos pacientes ambientes hospitalares totalmente inovadores. Os obstáculos visíveis para a construção desta obra tão grandiosa – como as fortes declividades das vias do contorno e a carregada vegetação da área – serviram como alavanca para o escritório Zanettini elaborar um projeto complexo e marcante.

“As declividades foram usadas com clareza e aproveitadas para disciplinar níveis e fluxos de acesso, organizando seu zoneamento e setorização”, explica o arquiteto autor do projeto Siegbert Zanettini. Além disso, implantar a edificação preservando as árvores de grande porte do entorno era essencial. “A densa área verde envolvendo o prédio oferece o isolamento necessário para proteger os ambientes dos ruídos externos e criar ambientes agradáveis, com vistas externas e iluminados naturalmente”, destaca.

Estrutura

O material escolhido para a construção do hospital foi o aço, pelo baixo impacto que causa no meio ambiente. Além disso, outras soluções sustentáveis terão destaque na edificação, que terá 19 pavimentos, 315 leitos, estacionamento para 850 veículos e um heliponto. Como o empreendimento precisa ser entregue até a Copa do Mundo de 2014, estão sendo utilizadas tecnologias rápidas e limpas para a montagem, como a execução das lajes mistas com formas de aço tipo Steel Deck e paredes de drywall.

“Utilizamos também divisórias internas em painéis de gesso acartonado; fechamento com painéis unitizados de ACM, vidro e persianas cobrindo todo o vão de cada pavimento; mantas vinílicas contínuas nos pisos e todos os materiais de revestimento e acabamento com montagens de rápida execução”, detalha Zanettini.

Diferenciais

Além de integrar os ambientes internos à paisagem, o projeto implantou as coberturas em níveis diferentes, que receberão jardins. Eles poderão diminuir a carga térmica vinda dos ambientes internos. Os vidros da fachada também possuem alta eficiência energética e proporcionarão mais conforto e economia de energia.

Placas de ACM verdes e brancas foram escolhidas para marcar a frente do hospital. “Elas criam um design rico e colorido que destaca e identifica o complexo na paisagem circundante”, conclui.

 


Produtos utilizados nesta obra

Screenline

EuroCentro

Escritório

Zanettini Arquitetura10 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2010
Área do terreno: 7.614
Área construída: 63.344

Tipo de obra:
Hospitais
Tipologia:
Saúde

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo