> > > Graded School

Graded School

Graded School
Sensível, a obra ecoeficiente do arquiteto Siegbert Zanettini encara o desafio de unir ciência, tecnologia e design em uma construção humanizada, totalmente projetada a serviço do homem Foto/Imagem:Melancia Estúdio Digital

Estética apurada

Ciência inovadora, tecnologia limpa e senso estético apurado fazem parte da Graded School, São Paulo, projetada pelo arquiteto Siegbert Zanettini. Partindo do conceito de uma Escola Parque, repleta de praças cobertas e arborizadas, ideais para a aprendizagem e a troca de conhecimentos, o projeto integra um conjunto de obras consagradas no World Green Building Council 2012, a premiação internacional de ecoeficiência. “100% contemporânea, a elaborada construção propõe um grande e equilibrado encontro entre dois mundos: o da máquina e o do homem. Ambos harmonizados pela sensibilidade, tendo o homem e o uso como referências”, reflete o arquiteto Zanettini.

Adequando as instalações

Misto de reforma e construção, o objetivo principal foi adequar as instalações da escola para Era imprescindível preservar edifícios existentes e a vegetação do lugar. Havia, também, uma grande variação de níveis de acesso, o que pediu a revisão cuidadosa dos planos dos pavimentos e consequente acessibilidade a todos os locais Siegbert Zanettini comportar um número crescente de alunos – um total de 1700. Zanettini explica que era primordial ao projeto das novas instalações considerar requisitos de sustentabilidade, além de novas necessidades programáticas, como espaços colaborativos, centros de multimídia, laboratórios de ciências, entre outras. “Examinamos também a necessidade de eliminar as filas de carros dos pais nas ruas durante os horários de entrada e saída dos estudantes”, ressalta. Para isso, projetamos a ampliação do estacionamento, atualmente com capacidade para 547 veículos e área coberta para embarque e desembarque.

Serão reformados o edifício ocupado pela biblioteca, o prédio da Lower School e o auditório. Os demais existentes serão demolidos dando lugar a novas edificações: Lower School, Middle School, High School, Administração, Student Center, Ginásio, Campos de futebol, além do estacionamento. Também está prevista a ampliação do auditório, restaurante e Art Center.

Natureza integrada

As edificações do complexo foram conectadas por um eixo principal de circulação composto por dois pátios abertos e pelo playground da Lower School. Os pátios preservam a rica arborização existente – com mais 900 árvores – e criam um espaço de encontro, estudos e a realização de atividades didáticas, para onde se voltam os terraços das salas de aula.

Os fechamentos de vidros permitem total integração entre área externa e salas de aula, terraços e pátios internos Ilustração: Melancia Estúdio Digital

O arquiteto acentua que a solução permite total integração entre ambiente externo e salas de aula, terraços e pátios internos. Entre as salas de aula e os terraços há apenas divisórias de vidro, e, a cada seis salas de aula, existe uma área própria de colaboração possível de ser adicionada à circulação do pavimento.

A implantação dos novos prédios exigiu que a equipe de arquitetos vencesse algumas dificuldades. “Era imprescindível preservar alguns dos edifícios existentes e a vegetação do lugar. Havia, também, uma grande variação de níveis de acesso, o que pediu a revisão cuidadosa dos planos dos pavimentos e consequente acessibilidade a todos os locais”, revela Siegbert Zanettini.

Iluminação eficiente

Para facilitar a manutenção da escola, foram especificadas no projeto de iluminação lâmpadas de vida útil prolongada e luminárias padronizadas. A luz artificial será distribuída em circuitos paralelos às janelas, principalmente nas salas de aula, como um complemento à luminosidade natural. De olho na economia de energia, os arquitetos projetaram um sistema automatizado, no qual as luzes artificiais acendem-se à medida que a claridade externa vai embora. Primeiro funcionam os circuitos mais afastados das janelas; depois, os mais próximos.

Graded School - Estética apurada
Tetos verdes compõem a maioria das coberturas dos edifícios Ilustração: Melancia Estúdio Digital

Sustentabilidade

Ao lado do projeto de automação predial e de controle de segurança – fundamentais para a Executada em menos tempo, a estrutura de aço é ideal. Assim conseguimos minimizar os impactos da obra no funcionamento da escola Siegbert Zanettini economia energética – está a sustentabilidade, marcante em toda a infraestrutura da escola. Coberturas verdes na maioria das edificações, aproveitamento de água de chuva e previsão de reaproveitamento de águas cinzas são alguns dos quesitos que fazem parte da Graded School.

Outras estratégias passivas de conforto térmico como ventilação natural, brises no sombreamento de aberturas, acabamento em cores claras nas paredes dos edifícios e aproveitamento de iluminação natural transcendem o interior dos edifícios refletindo-se na estrutura e nos materiais da própria fachada. Externamente, a arquitetura exibe estrutura metálica aparente, esquadrias de alumínio com vidro laminado e fechamentos de alvenaria com revestimento de granulado Fulget, que contribuem para a sustentabilidade da obra.

A preocupação em ter uma construção limpa se reflete no uso de materiais duráveis e facilitadores da manutenção, e na estrutura metálica dos principais edifícios. “Optamos por uma tecnologia construtiva extremamente limpa. A estrutura de aço, por ser de rápida execução, é adequada para este caso porque a escola continuará funcionando durante a reforma e construção. Executada em menos tempo, conseguimos minimizar o impacto da obra no funcionamento escolar”, explica Zanettini.


Produtos utilizados nesta obra

Divisória Sanitária Alcoplac

Neocom

Sinalização Tátil Alerta Pino Inox

Mozaik

Escritório

Zanettini Arquitetura10 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Área do terreno: 63.808
Área construída: 66.408

Tipo de obra:
Escolas

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo