> > > Escritório Telesystem

Escritório Telesystem

Escritório Telesystem
Escritório tira partido de elementos rústicos e aparentes para a adaptar a estrutura de galpão industrial de modo a atender com tecnologia e conforto as demandas de um ambiente corporativo Foto/Imagem:Demian Golovaty

Estética fabril

A sede da Telesystem, empresa fabricante de produtos e sistemas de tecnologia, tira partido de espaços amplos e transparentes, priorizando a integração.

Localizado em Jundiaí, o escritório – que ocupa três mezaninos – foi implantado no galpão industrial que abriga a linha de produção da empresa. Para manter a personalidade da edificação, o projeto idealizado pelo escritório WF Arquitetos, utilizou os elementos arquitetônicos já existentes no galpão, adotando uma estética fabril.

A arquiteta Beatriz Fujinaka explica que a maior dificuldade do projeto foi adaptar a estrutura de galpão industrial de modo a atender com tecnologia e conforto as demandas de um ambiente corporativo. “Diferente de um prédio comercial comum, não contávamos com pisos elevados e tubulações generosas embutidas nas paredes. Pelo contrário; as lajes e as paredes em concreto não permitiam que nada fosse embutido. Por isso, todo o cabeamento e a infraestrutura de ar-condicionado ficaram aparentes, cruzando a laje e vencendo as vigas em eletrocalhas”, explica.

Volumes independentes

Antes da implantação do escritório, o conforto térmico e acústico dos ambientes era precário, pois as plantas eram livres e os vãos abertos – ligados à área de produção. “Criamos volumes/caixas inscritas dentro desse volume principal, que era o galpão. Com isso, as salas que necessitavam de fechamento, foram fechadas como caixotes de vidro com teto rebaixado”, destaca. Essa solução permitiu a transposição das vigas e a passagem da infraestrutura de iluminação e ar-condicionado.

Materiais predominantes

O concreto aparente pré-existente recebeu um tratamento com cera e algumas vigas, antes revestidas, foram descascadas. “Utilizamos vidro nas divisórias e o forro do tipo mineral em placas em todos os ambientes. Além disso, a madeira de demolição foi usada nas paredes e portas da sala de reunião principal e nas salas de diretoria”, detalha a arquiteta.

 


Fornecedores desta obra

Escritório

WF Arquitetos5 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 450

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo