> > > Residência Recanto

Residência Recanto

Residência Recanto
Construída com recursos naturais, a Residência Recanto privilegia as árvores do terreno Foto/Imagem:Fran Parente

Natureza preservada

Inserida em um terreno com grande declive e árvores que não podiam ser retiradas, a Residência Recanto, localizada em São Paulo, foi projetada com o objetivo de ter uma arquitetura com caráter menos urbano e mais integrado à vegetação local. “A preocupação de manter todas as árvores e níveis do terreno resultou numa planta que se adaptou aos vazios existentes no terreno”, explica o arquiteto Vasco Lopes.

O conceito usado no partido arquitetônico, que ajudou a nortear seu design, foi composto por dois eixos transversais: as transparências longitudinais que dividem a volumetria em quatro quadrantes, e as paredes de pedras transversais que cortam o volume da casa.

Recursos Naturais

Houve, ainda, a preocupação de utilizar materiais naturais, como madeira, pedras e vidro – além do telhado, feito com telha de barro. “Os materiais naturais reforçam essa intenção de integrar a construção à vegetação. Usamos a pedra nas paredes principais tanto dentro como fora, a madeira nos caixilhos e pisos internos, a massa rústica texturizada e os pisos externos de fulget e mármore travertino”, ressalta Lopes.

Contato com o jardim

O paisagismo seguiu o conceito de jardim tropical, com maciços de folhagens grandes e vários níveis de volumes, texturas e sombreamentos. “De todos os pontos da casa é possível visualizar o jardim através das janelas amplas e dos panos de vidro”, pontua Lopes.

 


Escritório

Vasco Lopes Arquitetura12 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2009
Área do terreno: 2.454
Área construída: 1.036

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo